Prototipagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2933 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
PROTOTIPAGEM
-------------------------------------------------

-------------------------------------------------
Introdução
Protótipo é uma versão inicial do sistema final que está disponível da fase inicial do processo de desenvolvimento. Quando o sistema final é hardware é comum o protótipo servir para testar o design do sistema. Mas se osistema final for software a sua mais comum utilização é na elucidação e validação dos requisitos. Assim sendo, é fundamental que este seja desenvolvido rapidamente. Consequentemente, algumas funcionalidades serão sacrificadas com o objectivo de acelerar o desenvolvimento do protótipo que em seguida se destaca: facilidade de manutenção, qualidade, performance, fiabilidade (Kotonya, Sommerville1998).
Um protótipo é um sistema de demonstração que se apresenta aos utilizadores e Stakeholders (Os Stakeholders são as pessoas ou organizações que são de alguma forma afectadas pelo sistema e/ou que tem directamente ou indirectamente influência nos requisitos do sistema) de forma a validar os requisitos conhecidos ou obtê-los quando os requisitos conhecidos são vagos ou indefinidos. Um protótipopode ser usado como meio de comunicação entre os diversos membros da equipa de desenvolvimento ou mesmo como meio de nós mesmos testarmos a nossas ideias (Sommerville, Sawyer 1997).
A prototipagem tem influência em duas actividades do processo de engenharia de requisitos, a actividade de identificação e descoberta de requisitos e na actividade de validação de requisitos. A experiência de osutilizadores analisarem a forma como o sistema irá suportar o seu trabalho, poderá traduzir-se em novos requisitos (actividade de identificação e descoberta de requisitos). Poderá igualmente, revelar a correcção ou incorrecção dos requisitos propostos (actividade de validação de requisitos).
Um outro motivo para recorrer a prototipagem é que geralmente os Stakeholders não conseguem especificar o quepretendem, mas perante um sistema e após uma breve utilização, facilmente especificam o que não pretendem. A experiência permitiu concluir que o sistema final será tanto melhor quanto mais iterativo for o processo de desenvolvimento do protótipo (Rogers, Sharp, Preece, 2002). O protótipo permite demonstrar conceitos, opções de designe, aumentar o conhecimento sobre os problemas e sobre aspossíveis soluções.
Os protótipos podem ser desenvolvidos usando tecnologias que em nada se assemelham com as do sistema final (Kotonya, Sommerville 1998).Os protótipos podem ser elaborados recorrendo a diversas técnicas, materiais e consequentemente, apresentam diversos custos (Rogers, Sharp,Preece 2002). Os protótipos podem ser um conjunto de folhas de papel com as interfaces do sistema desenhadas, asinterfaces do sistema elaboradas em alguma aplicação de efectuar apresentações, maquetes a 3 dimensões, um pedaço de software, um vídeo em que se simula uma tarefa, entre muitas outras possibilidades. A prototipagem tem sempre como fim permitir aos Stakeholders interagirem com a visão do sistema final. Dependendo dos objectivos a atingir e dos Stakeholders é que se decide o tipo, as técnicas e osmateriais a utilizar no desenvolvimento do protótipo.
Ynome Rogers, Helen Sharp e Jennifer Preece(2002) defendem que uma cultura de efectuar prototipagem origina uma cultura de busca pela inovação.
-------------------------------------------------
[editar] Benefícios
A aplicação da prototipagem pode traduzir em um conjunto alargado de benefícios no desenvolvimento do sistema, que em seguida seespecificam:
* Se os Stakeholders não conseguirem especificar ou especificarem os requisitos de forma ambígua, poderão concordar com um documento de requisitos que não reflecte as suas necessidades. A prototipagem permite demonstrar aos Stakeholders o significado de requisitos (Sommerville, Sawyer 1997);
* A prototipagem permite validar os requisitos conhecidos. A análise cuidada dos...
tracking img