PROTOFORMAS DO SERVIÇO SOCIAL

3201 palavras 13 páginas
PROTOFORMAS DO SERVIÇO SOCIAL

1- Grupos Pioneiros e as primeiras escolas de Serviço Social

As obras caridosas mantidas pelo clero (e leigos) possuem uma longa tradição, remontando aos primórdios do período colonial. A parca e precária infra-estrutura hospitalar e assistencial existente até a fase bastante avançada do Império se deve quase exclusivamente á ação das ordens religiosas europeias que se implantam e disseminam pelo pais.
Os carlistas, ou Scallabrianos, por exemplo, se implantam no Brasil logo em seguida ás grandes ondas imigratórias que têm origem na Itália, para atuar juto aos seus compatriotas. Estes se constituíram no principal contigente de FORÇA DE TRABALHO, que veio a substituir o escravo nas grandes plantações e, posteriormente, constituir o mercado de trabalho urbano.
A participação do clero no controle direto do operariado industrial remonta, por sua vez, ao surgimento das primeiras grandes unidades insdustriais, em fins do século passado. E viva a presença de religiosos no próprio interior dessas unidades, que muitas vezes possuíam capelas próprias, onde diariamente os trabalhadores eram obrigados a assistir á missa e a outras liturgias. Nas Vila Operarias sua presença é constante. No plano sindical, com o apoio patronal, desenvolvem iniciativas assistências (mútuas etc.) e organizacionais visando contrapor-se ai sindicalismo autônomo de inspiração anarco-sindicalista. Na imprensa operária independente são frequentes as criticas á posição patronal e divisionista desses movimentos, cujos aderentes e mentores são ironicamente qualificados de amarelos e urubus.
No entanto, o que se poderia considerar como protoformas do Serviço Social, como hoje é entendido, tem sua base nas obras e instituições que começam a “brotar” após o fim da primeira Guerra Mundial.
O Tratado de Versailles procura estatuir internacionalmente uma nova politica social mais compreensiva relativamente a classe operária. É também o momento em que surgem e se

Relacionados