PROTOFORMAS DO SERVIÇO SOCIAL

929 palavras 4 páginas
PROTOFORMAS DO SERVIÇO SOCIAL
1. GRUPOS PIONEIROSMEIRAS E AS PRIMEIRAS ESCOLAS DE SERVIÇO SOCIAL.

A participação da igreja na historia do Serviço Social é considerável sua atuação com politicas assistencialistas e organizacionais se opondo ao sindicalismo autônomo de inspiração anarco-sindicalista. Assim como sua participação junto ao operariado, dentro dos industriais chegando a possuir capelas, onde os trabalhadores eram submetidos a participarem da missa e de outras liturgias da igreja, são politicas como essa que abrem caminho para as protoformas (são as instituições sociais que se mostram com origem confessional, prática da ajuda, caridade e solidariedade, impregnadas pela filosofia tomista e a serviço da classe dominante.) o tratado de Versailles que determinava um nova politica social ao favor do operário, crescer na Europa as escolas de Serviço Social, em uma época que visível a questão social e as necessidades existente.
Em 1920 surge no Rio de Janeiro a Associação de Senhoras Católicas e em 1923 surge a Liga das Senhoras Católicas, são instituições que envolvem membros familiares e na sua maioria mulheres , que também possuíam recursos com alguma ligação ao estado. Não se pode analisar a obra e importância dessas instituições com pela gênese do serviço social, uma vez que estes possuem traços paternalistas, é com o desenvolvimento do movimento Laico, que estas iniciativas tomam proporções maiores dentro da ação social e caracterizando o apostolado social principalmente com os jovens. A viabilização ao surgimento do Serviço Social veio também pela relação entre as antigas Obras Sociais e os Novos movimentos de Apostolado Social.

1.1 O CENTRO DE ESTUDOS E AÇÃO SOCIAL DE SÃO PAULO E A NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO TÉCNICA ESPECIALIZADA PARA A PRESTAÇÃO DE ASSISTECIA.

Em 1932 surge o (CEAS) é uma manifestação original no Brasil do Serviço Social, é das necessidades sentidas pela Ação Social e Ação Católica e principalmente de tornar mais efetiva e

Relacionados