Protocolos de redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3469 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE REDES

Protocolos
De
Redes

Índice

Introdução...............................................................03
Histórico..................................................................04
Protocolos de Redes................................................05
Camadas..................................................................06
Tipos deProtocolos.................................................09

Introdução

Neste trabalho iremos apresentar de uma forma dinâmica e autêntica um vasto conteúdo que diz respeito a redes de computadores, mais necessariamente sobre protocolos de redes, seu histórico (como surgiu), seus modelos de referência, características e camadas, um comparativo entre modelo OSI e TCP/IP, e um resumo de váriosprotocolos.
Com base nesse trabalho a seguir redigido estaremos apresentando a toda turma de sistemas de informação todo conteúdo adquirido ao efetuar o mesmo.

Histórico
Nos anos 60, o principal setor estratégico americano, Department of Defense – DoD se interessou em um protocolo que estava sendo desenvolvido/utilizado pelas universidades para interligação dos seus sistemas
computacionais eque utilizava a tecnologia de chaveamento de pacotes. O interesse do DoD estava no desejo de manter a comunicação entre os diversos sistemas espalhados pelo mundo, no caso de um desastre nuclear. O problema maior estava na compatibilidade entre os sistemas computacionais de
diferentes fabricantes que possuíam diferentes sistemas operacionais, topologias e protocolos. A integração ecompartilhamento dos dados passou a ser um problema de difícil resolução.

Foi atribuído assim à Advanced Research Projects Agency – ARPA a tarefa de encontrar uma solução para este problema de tratar com diferentes equipamentos e diferentes características computacionais. Foi feita então uma aliança entre universidades e fabricantes para o desenvolvimento de padrões de comunicação. Esta aliança especificoue construiu uma rede de teste de quatro nós, chamada ARPANET, e que acabou sendo a origem da Internet hoje.

No final dos anos 70, esta rede inicial evoluiu, teve seu protocolo principal desenvolvido e transformado na base para o TCP/IP ( Transmition Control Protocol / Internet Protocol). A aceitação mundial do conjunto de protocolos TCP/IP deveu-se principalmente a versão UNIX de Berkeley quealém de incluir estes protocolos, colocava-os em uma situação de domínio público, onde qualquer organização, através de sua equipe técnica poderia modificá-los e assim garantir seu desenvolvimento.

Dentre as várias organizações e comitês que participaram deste desenvolvimento e divulgação, podemos destacar Internet Engineering Task Force – IETF (http://www.ietf.org) cuja principal funçãoatual é a manutenção e apoio aos padrões da Internet e TCP/IP principalmente através da série de documentos Request for Comments - RFC. Estes documentos descrevem as diversas tecnologias envolvidas e servem de base para as novas tecnologias que deverão manter a compatibilidade com as anteriores dentro do possível.
Em resumo, o maior trunfo do TCP/IP é o fato destes protocolos apresentarem ainteroperabilidade de comunicação entre todos os tipos de hardware e todos os tipos de sistemas operacionais. Sendo assim, o impacto positivo da comunicação computacional aumenta com o número de tipos
computadores que participam da grande rede Internet.


PROTOCOLOS DE REDE

O que é um protocolo de rede? Um protocolo é uma linguagem usada para permitir que dois ou mais computadores secomuniquem. Assim como acontece no mundo real, se eles não falarem a mesma língua eles não podem se comunicar.
Para entender melhor podemos citar um exemplo: O professor Maicon vai até o Japão e conhece uma mulher linda, maravilhosa, sem que ele soubesse, ela acabara de chegar de sua terra natal Mecca (onde fica Mecca?). Na tentativa de iniciar uma conversa com ela, ele esquece que não sabe falar nada...
tracking img