Protocolos de rede

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso Superior Tecnológico
Redes de Computadores




Protocolos de Rede











Profº Fulano de Tal


Nome – RA : XXXXX




São Paulo
2012

Sumário
Resumo 3
Introdução 4
Referencial Teórico 5
Funções dos Protocolos 5
Arquitetura TCP/IP 6
Protocolos da Camada Rede 7
Protocolo IP 7
Protocolo ARP 7
Protocolo RARP 8
Protocolo ICMP 9
Protocolos da CamadaTransporte 11
Protocolo RTP 11
Protocolo TCP/UDP 12
Protocolos da Camada sessão, apresentação e Aplicativo 13
Protocolo Telnet 13
Protocolo HTTP 13
Protocolo DNS 14
Protocolos SMTP 15
Protocolo SNMP. 15
Protocolos da Camada de Dados e Física 16
Protocolo Ethernet. 16
Protocolo Token Ring 17
Protocolo FDDI 18
Conclusão 19
Referência Bibliografica 19Resumo

Primeiramente para se descrever sobre os protocolos de rede, devemos saber o que é um protocolo de rede.
O protocolo de rede define regras e convenções para a comunicação entre dispositivos de redes. Os protocolos para as redes de computadores geralmente usam técnicas de comutação de pacotes para enviar e receber mensagens em forma de pacotes. Os protocolos de redes incluemmecanismos para identificar dispositivos e criar conexões uns com os outros. . O modelo de representação de rede em camadas tornou mais próximas as estruturas de comunicação entre entidades, e os protocolos possibilitam a transmissão da informação entre as camadas e entre equipamentos.

Neste trabalho, serão especificados as funções de alguns protocolos, os mais utilizados atualmente.Introdução


Protocolo é um conjunto de regras que definem como os dados serão transmitidos; como será feito o controle de erros e retransmissão de dados; como os computadores serão endereçados dentro de uma rede.
Na comunicação de dados e na interligação em rede, protocolo é um padrão que especifica o formato de dados e asregras a serem seguidas. Sem protocolos, uma rede não funciona. Um protocolo especifica como o programa deve preparar os dados a serem enviados para o estágio seguinte do processo de comunicação.
Através dos protocolos, as fases de estabelecimento (controle, tráfego e encerramento), componentes da troca de informações são sistematizadas.Referencial Teórico

Para explicar o que são os Protocolos de Rede, será dado um exemplo clássico: um chinês que não fala português e um brasileiro que não fala chinês. Ambos podem se comunicar usando uma língua em comum, digamos o inglês, que seria algo como um protocolo. Mesmo que ambos não falassem nenhuma língua em comum poderiam usar gestos universais como o dedão para cimaindicando "positivo" ou juntar as duas mãos próximo ao ouvido para dizer que está com sono ou dormindo.
  Os protocolos são justamente estas línguas e sinais universais que permitem aos dispositivos comunicar-se através da rede. Assim como há várias línguas no mundo, na informática há diversos protocolos.


Os protocolos definem a ordem de como as mensagens foram enviadas e recebidas pelasentidades da rede, e definem as ações a serem tomadas.



Funções dos Protocolos


[pic]

















Arquitetura TCP/IP

A arquitetura TCP/IP da ênfase a interligação de diferentes tecnologias de redes. Por tanto esse é o único meio para que um grande numero de usuários possa trocar informações entre si.


Os tipos de serviços executados e os protocolosusados em cada camada do modelo TCP/IP são descritos mais detalhadamente a seguir.
Camada Sessão, Apresentação e Aplicativo - Define os protocolos de aplicativos TCP/IP e como os programas host estabelecem uma interface com os serviços de camada de transporte para usar a rede.
Protocolos - HTTP, Telnet, SNMP, DNS, SMTP.
Camada Transporte - Fornece gerenciamento de sessão de comunicação entre...
tracking img