Protocolos de rede

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



Introdução


Os protocolos de comunicação são utilizados nos domínio das redes de computação, um protocolo é um conjunto de especificações objetivas que os computadores entendem.

Tecnicamente os protocolos são um conjunto de regras-padrão que caracterizam o formato a sincronização, a seqüência e, ainda, a detecção de erros e falhas na comutação de pacotes de dados,isto é na transmissão de informação entre computadores.

Assim, dois ou mais computadores, para se comunicarem numa rede, têm de falar a mesma linguagem, ou seja, usar o mesmo protocolo.
Para existir comunicação é necessário existir pelo menos um canal, um emissor e um receptor e garantir que ambos tenham a faculdade de utilizar um protocolo comum, mas existem vários tipos deprotocolos que será citado a seguir.

Toda rede de computadores tem sua comunicação dependente de um protocolo, ou de vários.


































Os Protocolos de Comunicação
Na ciência da computação, um protocolo é uma convenção ou padrão que controla e possibilita uma conexão, comunicação ou transferência de dados entre dois sistemascomputacionais. De maneira simples, um protocolo pode ser definido como "as regras que governam" a sintaxe, semântica e sincronização da comunicação. Os protocolos podem ser implementados pelo hardware, software ou por uma combinação dos dois.

Um protocolo de comunicação nada mais é do que um conjunto de convenções que rege o tratamento e, especialmente, a formatação dos dados num sistema decomunicação. Seria a "gramática" de uma "linguagem" de comunicação padronizada. Conhecemos vários protocolos de comunicação e fazemos uso deles diariamente, mas não pensamos neles como protocolos de comunicação. O mais antigo deles é a língua falada: duas pessoas que emitem sons audíveis aos ouvidos humanos podem se comunicar. Neste exemplo, o protocolo de comunicação é a emissão de sons numa dada faixa defreqüência, o código utilizado é a língua falada e a mensagem é o conteúdo do que se fala.

E toda rede de computadores tem sua comunicação dependente de um protocolo, ou de vários.
Resumindo, computadores diferentes, numa mesma rede, só se entendem se falarem a mesma língua (o protocolo).
Para a Internet, foi criado um protocolo chamado TCP/IP (Transmission Control Protocol / InternetProtocol) que tem como característica principal o fato de que cada computador ligado à Rede deve possuir um endereço, chamado endereço IP, distinto dos outros.
• Os protocolos mais importantes desenvolvidos para a interligação de redes são conhecidos como Protocolos
Internet TCP/IP, ou abreviadamente TCP/IP.
• O desenvolvimento destes protocolos foi iniciado nos anos 70 apoiado pelaARPA. Os militares dos EUA foram das primeiras organizações a ter múltiplas redes físicas.
• A tecnologia TCP/IP tornou possível uma Internet global.
O Endereço IP é formado por 4 números, que variam de 0 a 255, separados por pontos, como no exemplo:
203.12.3.124 ou em 2.255.255.0 ou até 17.15.1.203.

Dois computadores não podem ter, ao mesmo tempo, o mesmo endereço IP, issoacarretaria problemas no recebimento de qualquer tipo de informações. Para certificar-se que não haverá dois computadores com o mesmo endereço IP na Internet – que é muito vasta – foi desenvolvido um sistema de atribuição automática desse endereço.
Quando um computador se conecta na Internet, através de um provedor, este recebe o endereço IP de um servidor localizado na empresa que provê seu acesso.Este servidor não vai atribuir aquele endereço IP a nenhum outro computador que se conectar enquanto este ainda permanecer on-line. Após a saída (desconexão) do computador, o endereço IP poderá ser atribuído a qualquer outro computador.
Nas redes internas, em empresas, normalmente os endereços IP são fixos, ou seja, cada máquina já traz consigo seu endereço, cabe ao administrador da rede...
tracking img