Protocolos de rede de computadores: ppp e hdlc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1345 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE
REDES DE COMPUTADORES

PROTOCOLOS DE REDE DE COMPUTADORES: PPP E HDLC.

PROFESSOR:
ALUNO:
MATRÍCULA:

RIO DE JANEIRO
2012
SUMÁRIO

1 DO PROTOCOLO PPP 3
1.1 CONCEITO E CARACTERÍSTICAS 3
1.2 MÉTODOS DE AUTENTICAÇÃO 4
1.3 DOS EXEMPLOS DE UTILIZAÇÃO 4
2 DO PROTOCOLO HLDC 6
2.1 CONCEITO E CARACTERÍSTICAS 6
2.2 DOS EXEMPLOS DE UTILIZAÇÃO 7
REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS 8

1 DO PROTOCOLO PPP

O Protocolo Ponto a Ponto, conhecido popularmente por sua sigla PPP, foi desenvolvido para resolver problemas de conectividade remota com a rede mundial de computadores. Esses problemas de conectividade começaram a surgir no final da década de 80, quando estudiosos perceberam que o protocolo SLIP (Serial Line Internet Protocol), estava restringindo o crescimentoda Internet.

1.1 CONCEITO E CARACTERÍSTICAS

O PPP, foi criado e padronizado através da RFC 1661(1993) com o objetivo de transportar todo o tráfego entre 2 dispositivos de rede através de uma única conexão física, enlace direto entre dois nós.
A Microsoft conceitua o PPP como:

[...] um conjunto de protocolos padrão que permite a interoperação de programas de software de acesso remoto dediferentes fornecedores. Uma conexão ativada por PPP pode discar para redes remotas através de qualquer servidor PPP padrão da indústria. O PPP também permite que um servidor de acesso remoto receba chamadas e forneça acesso de rede a programas de software de acesso remoto de outros fornecedores compatíveis com os padrões PPP.

Desta forma, o PPP é necessário para a atribuição de endereços IPde forma eficaz e permite o uso de inúmeros protocolos, servindo como base para alguns e oferecendo suporte para outros, tais como: “Protocolo PPTP, Protocolo de encapsulamento de camada 2 (L2TP) e Protocolos LAN”.
Além disso, o PPP fornece conexões de roteador para roteador e conexões de host para rede por circuitos.

Importante ressaltar que, “embora seja um protocolo, o PPP encontra-se nalista de interfaces, já que é interface entre os protocolos de camada 2 do modelo OSI(enlace) como ATM e Ethernet e os de camada 3 do mesmo modelo(rede), como o IP. Na prática, a interface PPP é implementada através de conexões físicas do tipo RS-232 ou modens”.
Logo, “como interface entre o protocolo ATM e a camada de rede, o PPP é conhecido como PPPoA; quando usado como interface entre oprotocolo Ethernet e a camada de rede, o PPP é conhecido como PPPoE”.
Além disso, o PPP também provê serviços de autenticação, encriptação de transmissão e compressão.

1.2 MÉTODOS DE AUTENTICAÇÃO

Como métodos de autenticação do PPP, podemos citar:

1) PAP: O PAP (Password Authentication Protocol) usa um método simples de senha enviado em texto puro pelo host remoto.
2) CHAP: O CHAP(Challenge Handshake Authentication Protocol) usa um método de senha criptografada, onde o host local envia um "challenge" para o host remoto, que responde enviando o login e senha.

1.3 DOS EXEMPLOS DE UTILIZAÇÃO

O PPP é usado sobre vários tipos de meios físicos como cabo serial, linha de telefone comum, os de telefone celular, rádio especializado, e fibras óticas tais como a SONET.
Atualmente,o PPP é usado para o estabelecimento das conexões de banda larga da Internet, lembrando que ele também era e é usado para ligações dial-up de acesso a Internet.
Vale ressaltar que o PPP foi desenvolvido para trabalhar com diversos protocolos de rede, tais como: o IP (Internet Protocol), TRILL, IPX, NBF e o AppleTalk.

2 DO PROTOCOLO HLDC

O Protocolo High-Level Data Link Control, conhecidopopularmente por sua sigla HDLC, encontra-se também na lista de interfaces, ou seja, no nível 2, o de enlace de dados.
2.1 CONCEITO E CARACTERÍSTICAS

O Protocolo HLDC “é um protocolo internacional definido pela ISO para comunicação de enlaces ponto a ponto e multiponto. O HLDC fornece suporte para ligações full-duplex e modo de operação transparente. Por esta razão, é bastante empregado em...
tracking img