Protocolos de autenticação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2850 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SIGLAS E ABREVIAÇÕES:

TSL: Transport Secure Layer, protocolos criptográficos que conferem segurança de comunicação na Internet para serviços como email (SMTP), navegação por páginas (HTTP) e outros tipos de transferência de dados.

SSL: Mail Transfer Agent, realiza a transferência das mensagens. Recebe elas do MUA ou de outro MTA, e com base no cabeçalho define a forma queentregará a mensagem ao MDA.

SET: Secure Electronic Transaction, um protocolo que permite a transação segura de pagamentos utilizando cartão de crédito. Garante a confidencialidade e integridade das informações com a utilização de certificados digitais.

S-http Secure Hyper Text Transfer Protocol, permite o envio de dados à web de forma segura. Utilizando a camada de aplicação érealizado um processo de negociação entre o servidor e o cliente. Fornece autenticação, integridade, confidencialidade e certificação, porém nem todos os browsers suportam S-http.

SSL Secure Sockets Layer, utiliza criptografia da chave pública para realizar a troca de informações via Internet. É realizada uma série de trocas de mensagens para negociar os parâmetros de segurança da conexão entreo cliente e o servidor.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................5

1.1 IMPORTANCIA DE SEGURANÇA NA INTERNET.....................5

2 CERTIFICADO DIGITAL................................................................6

3 ASSINATURA DIGITAL..................................................................7

4 TSL (TransportLayer Security)........………...……………………....8

4.1.1 FUNCIONAMENTO.............................………………………….8

4.1.2 OBJETIVOS........................................................………………9

4.1.3 PROTOCOLOS DE REGISTRO.............................................10

4.2 HANDSHAKING...................……………………………………...10

5 SSL (Secure Sockets Layer)………...........................…………….125.1 O que é SSL............................................................................12

5.2 GERAR CERTIFICADO SSL.....................................................12

5.3 AUTORIDADE CERTIFICADORA.............................................12

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................13

6.1 ESCOLHA APROPRIADA DOCERTIFICADO.........................13

6.2 REFERÊNCIAS.........................................................................14

1. INTRODUÇÃO

Autenticação significa verificar se uma pessoa realmente é quem afirma ser. Caso uma pessoa esteja tentando se passar por outra, o sistema deve no mínimo ignorar esse usuário.

Existem protocolos que têm por objetivo realizar transações seguras de dados em redes como aInternet, os mais utilizados são SET, S-http e o SSL.

SET (Secure Electronic Transaction) – um protocolo que permite a transação segura de pagamentos utilizando cartão de crédito. Garante a confidencialidade e integridade das informações com a utilização de certificados digitais.

S-http (Secure Hyper Text Transfer Protocol) – permite o envio de dados à web de forma segura. Utilizando a camadade aplicação é realizado um processo de negociação entre o servidor e o cliente. Fornece autenticação, integridade, confidencialidade e certificação, porém nem todos os browsers suportam S-http.

SSL (Secure Sockets Layer) – Utiliza criptografia da chave pública para realizar a troca de informações via Internet. É realizada uma série de trocas de mensagens para negociar os parâmetros desegurança da conexão entre o cliente e o servidor.

1.1 IMPORTANCIA DE SEGURANÇA NA INTERNET

A internet tem sido uma revolução para o comércio e para as transferências de dados em geral, as quais trouxeram novas oportunidades de negócios para todos desde as grandes corporações, empresas em geral e mesmo indivíduos. Contudo o comércio eletrônico tem atraído crimes e desenvolveu uma nova legião de...