Protocolo x.25

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2976 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

http://www.x25.com.br/empresa/por-que-x25/
Por que X25 ?
Várias pessoas se perguntam o porquê do nome X25. Bem, é simplesmente uma homenagem ao protocolo de comunicação X.25 que foi um grande avanço na área de Tecnologia da Informação, possibilitando a rede de comunicações que temos hoje. Esse nome foi escolhido porque reflete a visão da empresa, que sepreocupa em inovar sempre para que seus clientes possam crescer, superando limitações!
Sobre o PROTOCOLO X.25
X.25 é um grupo de protocolos incorporados em uma rede de pacote de distribuição composta por serviços de comutação. Os serviços de comutação foram originalmente estabelecidos para conectar terminais remotos há sistemas principais. Esse conjunto de protocolos é aderente há trêsprimeiras camadas do modelo OSI, definindo uma disciplina de comunicação entre terminais e Rede pública ou privada. Note que o X.25 é a interface padrão em redes comutadas (switched) por pacotes. Esta disciplina regulariza o estabelecimento de chamada, transmissão de dados, desconexão e controle do fluxo de dados.
A interface X.25 será tratada de um equipamento DCE da rede e outro DTE (por exemplo um PCservidor ou desktop), sendo que o DCE, em geral, estará ligado através de Rede de Pacotes a outro DCE remoto que, por sua vez, estará conectado a outro DTE via X.25. Conforme detalhado na terminologia o Canal Físico de Comunicação pode estabelecer comunicação simultânea com até 4095 (teóricos) outros equipamentos ligados a Rede de pacotes. Esta é uma das grandes vantagens do X.25 quando comparadoa outras facilidades de comunicação, pois os equipamentos que trocam informações entre si não estão fisicamente conectados uns aos outros.
Como o X.25 é uma implementação das camadas 2 e 3 do Modelo ISO/OSI, ele suporta de modo transparente protocolos de níveis superiores como o TCP/IP e o SNA, permitindo ao usuário utilizar as facilidades destes protocolos como por exemplo: SMTP, Telnet, FTP,SNMP, etc.. em verdadeiras redes WANs por um baixo custo agregado a solução.
O esquema de endereçamento usado pelas redes X.25 é dado por uma norma padrão conhecida como X.121. Cada um dos endereços físicos X.121 consiste de um número de 14 dígitos, com 10 dígitos atribuídos pelo fornecedor que fornece o serviço X.25. Similar aos números de telefone, uma atribuição de um provedor popular inclui umcódigo de área baseado na localização geográfica. O esquema de endereçamento não é surpreendente, pois vêm de uma organização que determina normas de telefone internacionais. O X.25 é um conjunto de protocolos que operam no modo síncrono full-duplex, ponto-a-ponto, e especificados em três níveis distintos e independentes: Nível Físico (1), Nível de Quadros ou Frames (2) e Nível de Pacotes (3).@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
http://www.dei.isep.ipp.pt/~andre/documentos/x25.html
Redes X.25
O standard X.25 surgiu em 1976 e dominou claramente as comunicações WAN durante muitos anos. As redes X.25 usam a técnica de comutação de pacotes com circuitos virtuais, definem 3 níveis: “Physical Level”, “Link Access Level” e “Packet Level”.
Packet Level |
Link Access Level |
PhysicalLevel |
O nível físico especifica uma interface DTE/DCE idêntica à das redes X.21 (Redes de comutação de circuitos). Esta interface funciona em modo sincrono com um total de 7 ligações electricas e conectores de 15 pinos. As taxas de transmissão suportadas podem ser consideradas bastante baixas para os requesitos actuais, estando limitadas a um máximo de 64 Kbps.
O nível de ligação lógica("Link Access Level") do standard X.25 usa o LAP-B ("Link Access Protocol - Balanced"), trata-se de uma variante do HDLC em modo assíncrono balanceado (ABM). Proporcionando controlo de fluxo e erros entre nós através do protocolo de janela deslizante.
O nível de pacote ("Packet Level") implementa outros mecanismos de controlo de fluxo e erros, semelhantes aos da camada inferior, mas que podem agora...
tracking img