Protocolo TCP-IP

Páginas: 8 (1865 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2014
Agora é a vez de nos aprofundarmos um pouco mais e explicarmos outras funcionalidades e protocolos do TCP/IP que não comentamos antes, como Telnet, SSH, TFTP, DHCP, DNS, ICMP, RIP, OSPF, BGP, ARP.

Os serviços de terminal
Os serviços de terminal permitem que você acesse remotamente um servidor e tenha acesso ao seu Shell (isto é, seu prompt de comando) como se você estivesse fisicamente emfrente ao teclado e ao monitor do servidor. Os três protocolos de terminal mais comuns são o Telnet, o Rlogin e o SSH (Secure Shell). Todos fazem a mesma coisa, mas as conexões do SSH são criptografadas e, por isso, mais seguras.
Como tanto as conexões Telnet ou quanto as conexões Rlogin não são criptografadas, qualquer pessoa usando um programa de ‘sniffer’ – que é um tipo de programa quepermite ao hacker ler os pacotes de dados que trafegam na rede – pode ler tudo o que você digita, incluindo senhas.
O Telnet, o Rlogin e o SSH são protocolos da camada de aplicação e usam o protocolo TCP na camada de transporte. O Telnet usa a porta 23, o Rlogin usa a porta 513 e o SSH usa a porta 22.

TFTP (Trivial File Transfer Protocol)
O FTP é um protocolo da camada de aplicação paratransferência de arquivos usando o protocolo TCP na camada de transporte.
O TFTP (Protocolo Trivial de Transferência de Arquivo) é um protocolo que desempenha o mesmo tipo de aplicação – transferência de arquivos – mas ao contrário do FTP usa o protocolo UDP na camada de transporte.
A diferença entre o TCP e o UDP é que enquanto o TCP verifica se cada pacote chegou corretamente ao destino, o UDPnão. Outra diferença é que o TCP reordena os pacotes que podem ter chegado fora de ordem, enquanto que o UDP também não realiza tal tarefa.
Por outro lado, por não usar mecanismos de confirmação e reordenamento de pacotes, os pacotes UDP são menores e necessitam de menos poder computacional para serem processados.
Para aplicações cotidianas, o protocolo TFTP não tem muita utilidade, já que o FTPé muito mais confiável. No entanto, existe um tipo de aplicação que tira proveito do TFTP: o boot remoto.
Você pode ter um computador sem disco rígido ou qualquer outra mídia de armazenamento e configurá-lo para realizar o boot pela rede, isto é, carregar o sistema operacional e programas a partir de um servidor. O programa que carregará o sistema operacional remotamente precisa estararmazenado em uma pequena memória ROM localizada na placa de rede do computador sem mídia de armazenamento.
Como este processo necessita de um protocolo para transferência de arquivos, o TFTP é mais indicado do que o FTP, já que os clientes TFTP são muito menores que os clientes FTP, podendo ser armazenado na memória ROM da placa de rede. O tamanho do maior chip de memória ROM usado para boot remoto éde apenas 64 KB.
Em resumo, o TFTP é um protocolo da camada de aplicação que usa o protocolo UDP (porta 69) na camada de transporte.

DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol)
Todos os computadores conectados a uma rede TCP/IP precisam ser configurados com um endereço IP. Sem um endereço IP um computador não pode se comunicar com outros computadores da rede.
Para facilitar a configuraçãode uma rede com centenas de computadores, existe um protocolo chamado DHCP (Protocolo de Configuração Dinâmica de Máquinas) que permite que computadores recebam suas configurações através de um servidor DHCP.
Esta é a configuração padrão para todos os computadores atualmente.
Ao ligar seu computador, ele pergunta ao servidor DHCP da sua rede, localizado no seu provedor de acesso, se você é umusuário doméstico conectado à Internet: ‘Alô, me manda meu endereço IP !’ e pronto, seu computador está configurado. Se você montou uma pequena rede com um roteador de banda larga, o roteador tem embutido um servidor DHCP, sendo, portanto, o responsável por distribuir os endereços IP para os computadores da sua rede.
Além do endereço IP, o servidor DHCP também envia outras informações de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • protocolo tcp/ip
  • Protocolos TCP/IP
  • Protocolo TCP/IP
  • Protocolos modelo tcp/ip
  • Protocolos tcp/udp/ip
  • Protocolo tcp/ip
  • Protocolos tcp/ip
  • Protocolos TCP/IP

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!