Protocolo radius

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE LOURENÇO FILHO
BACHARELADO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO

PROTOCOLO RADIUS

ANDERSON AGUIAR LEMOS - 92036
CARLOS RODRIGO DA CRUZ - 92007

FORTALEZA
ABRIL de 2012
Resumo

Este trabalho pretende mostrar um overview da história e da utilização do protocolo Radius. Falando um pouco da história, seus desenvolvedores, sua arquitetura, seu funcionamento e as soluções de servidoresRadius.

Sumário

1 - RADIUS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 01

2 - Histórico do RADIUS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 01

3 - Um Overview da Arquitetura AAA. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .01

4 - Descrição do Funcionamento . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 02

5 - Soluções de Servidores RADIUS Existentes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 03

Referências Bibliográficas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 05
1 – RADIUS

Imagine a Internet utilizada hoje sem nenhum tipo de controle, qualquer pessoa poderia, por exemplo, acessar o e-mail da outra,transferir dinheiro da conta bancária, fazer compras sem pagar, numa desordem total. Ao acessar uma máquina, um e-mail, uma conta bancária certamente você passará por algum tipo de autenticação.
Uma das formas mais conhecidas de autenticação é através do login e senha, no qual você precisa dizer ao computador quem é você e só então ele verifica a sua autenticidade, checa quais são as suas permissõesnaquele sistema e entrega tudo aquilo que tem direito. Todo esse processo pode resume-se a um protocolo chamado RADIUS.

2 - Histórico do RADIUS

O RADIUS(Remote Authentication Dial In User Service) é um protocolo utilizado para disponibilizar acesso a redes utilizando a arquitetura AAA. Inicialmente foi desenvolvido para uso em serviços de acesso discado. Atualmente é também implementado empontos de acesso sem fio e outros tipos de dispositivos que permitem acesso autenticado a redes de computadores. O protocolo RADIUS é definido pela RFC 2865 (2000).
O desenvolvimento do RADIUS começou de fato em 1994, quando Steve Willens e Carl Rigney da Livingston Enterprise (hoje conhecida como Lucent) abriram o código fonte do servidor RADIUS para que outros desenvolvedores da Merit Networks, umapioneira em criação de soluções para Internet na época, pudessem ajudar na construção do que hoje é um dos serviços mais utilizados na rede.
O RADIUS foi construído para atender uma necessidade de mercado da época. Naquele tempo, precisava-se de um produto que autenticasse, autorizasse e fizesse acompanhamento e monitoramento do uso de recursos de rede usado pelos usuários. Depois de umaprimeira reunião entre os desenvolvedores dessas duas empresas, nasceu uma versão muito superficial do RADIUS. Hoje em dia, tanto a Lucent quanto a Merit Networks oferecem serviços de Internet ao público baseado no RADIUS sem nenhum tipo de cobrança.

3 - Um Overview da Arquitetura AAA.

O RADIUS é construído em cima de um processo denominado AAA, que consiste em autenticação, autorização eaccounting (acompanhamento/monitoramento do uso de recursos de rede pelo usuário). Apesar de o RADIUS ter sido construído antes da arquitetura AAA ser elaborada, ele foi o primeiro protocolo baseado na arquitetura AAA que mostrou de fato suas funções as indústrias da época. Este modelo monitora todos os passos do usuário, do começo ao fim da conexão Hassell (2002).

Para entendermos melhor como funcionaesse processo, veja abaixo os passos que o RADIUS percorre:

a) Autenticação do usuário;
b) Autorização de serviços;
c) Monitoramento dos serviços fornecidos.

Veremos agora em detalhes cada passo acima:

a) Autenticação

A autenticação é o processo que verifica se uma combinação de login e senha são válidas para o sistema. O login poderá ser uma conta de usuário, uma conta de...
tracking img