Protocolo in natura para estetica facial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROTOCOLO IN NATURA PARA HIDRATAÇÃO FACIAL DE PELES ENVELHECIDAS E SECAS

Sabrina de Souza [1]
Fátima Piazza [2]


Resumo: O objetivo da pesquisa consiste em abordar conceitos bibliográficos contendo esclarecimentos e enriquecendo o estudo das adversidades das alterações estéticas ocorridas na face, se tratando desta pesquisa o assunto abordado é o ressecamento de pele envelhecidas,adquirido pela perda de líquidos e nutrientes que compõem o mecanismo de hidratação da mesma, sendo assim, elaborar uma forma de tratamento alternativo para essa disfunção estética foi o foco desta pesquisa. Com base nos estudos foi possível perceber que, é indispensável manter cuidados básicos diários com a pele, sendo estes importantes na manutenção da saúde e bem estar do individuo, visto que oressecamento de pele dado a partir da desidratação tem formas de reversão, é possível refazer o manto hidro-lipídico protetor da superfície cutânea através do uso não só de cosméticos, mas também de ingredientes presentes no dia a dia das pessoas, tanto é que ao ingerirmos alimentos saudáveis já estamos contribuindo para a saúde do organismo. Uma vez que a sedosidade da pele, sua retenção hídrica,umectação e suavidade são processos que ocorrem desde o interior do organismo podendo eles ser mantidos por longos períodos de acordo com a manutenção e cuidados adotados por cada pessoa. Ao final o resultado será satisfatório, pois será possível obter revitalização cutânea além de boa aparência.

Palavras-chaves: Pele. Hidratação. Proteção.

1 INTRODUÇÃO
Sabe-se que fatores climáticos comosol, vento, frio e ar seco são propícios a causar uma maior evaporação da umidade da pele diminuindo sua hidratação, todos esses fatores associados ainda com o uso de substancias químicas como os sabonetes usados diariamente pode afetar o manto hidrolipídico que ajuda a reter a umidade natural da pele deixando-a desprotegida e suscetível a desidratação, além de contarmos com o envelhecimentocutâneo que também causa perda de agua da pele.
A pele considerada um dos maiores órgãos do corpo humano é também responsável pela proteção do mesmo, uma vez que é a única barreira contra as ações externas do ambiente e dos processos químicos aos quais estamos expostos ao longo da vida. Encontra-se caracterizada por três camadas distintas sendo elas: epiderme, derme e hipoderme. (GUIRRO, 1998)A epiderme é composta em grande maioria por células chamadas queratinócitos esses por sua vez são responsáveis por formar uma camada espessa que serve como principal barreira de proteção.
Na derme encontram-se além de células importantes e estruturas anatômicas como capilares e veias responsáveis pela irrigação de sangue, outros fluidos e nutrição celular os receptores sensoriais,glândulas e terminações nervosas as fibras de colágeno e elastina que conferem a sustentação da pele.
A hipoderme localizada sob a derme é composta basicamente por gordura, que é fonte de energia para todo o corpo também contém alguns tipos de colágeno.
É de suma importância que um profissional capacitado a tratar qualquer alteração cutânea esteja ciente das funções, composição eestrutura anatômica da pele. Diante de tais situações desenvolvemos este artigo com o intuito de proporcionar um esclarecimento das causas desta disfunção e proporcionar uma opção natural para estar tratando e revertendo este caso mesmo que momentaneamente.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

“A pele é um órgão complexo e multifuncional, e que atrai muita atenção e pesquisa cientifica. A ciência estaconstantemente descobrindo os segredos da fisiologia da pele, das substâncias químicas ali presentes e suas interações.” (MICHALUN, M. VARINIA MICHALUN e SILVA, p.7, 2010).
A pele é constituída por vários tipos de células interdependentes responsáveis pela manutenção da sua estrutura normal. Com o envelhecimento cronológico cutâneo, ocorre à modificação do material genético por meio de...
tracking img