Protocolo de redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TAP - 1 de Protocolos de Redes

Fazer um trabalho onde deverão me entrega-lo até o dia 17/04, contendo os seguintes assuntos:

Protocolo é uma linguagem usada para permitir que dois ou mais computadores se comuniquem. Assim como acontece no mundo real, se eles não falarem a mesma língua eles não podem se comunicar.
• Protocolo UDP.
O UDP é considerado um protocolo não confiável. O UDP étipicamente usado quando nenhum dado importante está sendo transmitido, como requisições DNS (Domain Name System, Sistema de Nome de Domínio). Como o UDP não reordena os pacotes e nem usa mecanismo de confirmação, ele é mais rápido do que o TCP.
Quando o UDP é usado, a aplicação que solicita a transmissão será a responsável por verificar se os dados recebidos estão intactos ou não e também dereordenar os pacotes recebidos, isto é, a aplicação fará o trabalho do TCP.
Durante a transmissão de dados, tanto o UDP quanto o TCP receberão os dados passados da camada de Aplicação e adicionarão a esses dados um cabeçalho. Na recepção de dados, o cabeçalho será removido antes de os dados serem enviados para a porta apropriada. Neste cabeçalho estão várias informações de controle, em particular onúmero da porta de origem, o número da porta de destino, um número de sequência (para a confirmação de recebimento e mecanismos de reordenamento usado pelo TCP) e uma soma de verificação (chamada checksum ou CRC, que é um cálculo usado para verificar se o dado foi recebido intacto no destino). O cabeçalho UDP tem 8 bytes, enquanto que o cabeçalho TCP tem entre 20 e 24 bytes (dependendo se o campoopções estiver sendo ou não usado).




• Protocolo TCP.
O TCP não é na verdade um protocolo, mas sim uma pilha de protocolos, como ele é mais chamado faz referência a dois protocolos diferentes, o TCP (Transmission Control Protocol, Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP (Internet Protocol, Protocolo de Internet). Existem muitos outros protocolos que compõem a pilha TCP/IP, como o FTP, oHTTP, o SMTP e o UDP.
Após processar a requisição do programa, o protocolo na camada de Aplicação se comunicará com um outro protocolo na camada de Transporte, normalmente o TCP.
Esta camada é responsável por pegar os dados enviados pela camada superior, dividi-los em pacotes e enviá-los para a camada imediatamente inferior, a camada Internet. Além disso, durante a recepção dos dados, esta camadaé responsável por colocar os pacotes recebidos da rede em ordem (já que eles podem chegar fora de ordem) e também verificam se o conteúdo dos pacotes está intacto.
Na transmissão de dados, a camada de transporte é responsável por pegar os dados passados pela camada de aplicação e transformá-los em pacotes. O TCP (Transmission Control Protocol, Protocolo de Controle da Transmissão) é o protocolomais usado na camada de Transporte. Na recepção de dados, o protocolo TCP pega os pacotes passados pela camada Internet e trata de colocá-los em ordem, já que os pacotes podem chegar ao destino fora de ordem, confere se os dados dentro dos pacotes estão íntegros e envia um sinal de confirmação chamado “acknowledge” (“ack”) ao transmissor, avisando que o pacote foi recebido corretamente e que osdados estão íntegros. Se nenhum sinal de confirmação (acknowledge) for recebido (ou porque o dado não chegou ao destino ou porque o TCP descobriu que o dado estava corrompido), o transmissor enviará novamente o pacote perdido.
A camada de interface de rede, apenas engloba as tecnologias de rede que podem ser utilizadas pelo protocolo IP para transmitir os pacotes. Como o protocolo IP faz poucasexigências da rede subjacente, basicamente qualquer rede pode ser utilizada para essa finalidade. Algumas tecnologias, como ATM e X.25, são baseadas em circuitos virtuais (o IP é baseado em datagramas) e já executam parte das funções dos protocolos TCP/IP.



Protocolo ICMP
“Internet Control Message Protocol”

Permitir o transporte de mensagens de controle e mensagens de teste entre...
tracking img