Protocolo class

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O protocolo Class foi criado para os médicos ficarem orientados quando forem dar a noticia de uma doença crônica, seria e ate terminal.

Essas doenças a alguns tempos atrás não havia cura e agoracom muitos estudos e avanços tem possibilidade de cura porem , “ainda tem pessoas vivendo como antigamente “,se deixam morrer a cada minuto mais por não querer aceitar. Com o protocolo Class a fase deaceitação será colocada de melhor maneira a paciente e sua família e assim com mais possibilidades de cura.
Protocolo Class

Alguns diagnósticos são difíceis a aceitação , pois trazem a confirmaçãode uma doença grave ou crônica que irá modificar intensamente a vida do paciente e acaba trazendo medo e pavor.

Quando os profissionais da saúde precisam falar sobre um diagnóstico desfavorável ,quase sempre , ficam perdidos , não sabem como fazer a comunicação e se sente despreparados para tarefa

Buckman (1993) elaboraram um roteiro com passos para a relação médico-paciente que visasistematizar um procedimento, ou pelo menos, demonstrar aspectos que devem ser considerados numa comunicação diagnóstica de uma doença grave ou terminal.
Significado

Cada letra que forma a palavraCLASS denota um contexto ou uma atitude a ser considerada no preparo do profissional para essa comunicação:

Contexto físico (C = contest) = Fatores a serem considerados:

1. Privacidade, sala fechada2. Facilitar o contato visual direto (sem barreiras) 3. Olho no olho 4. Explorar a linguagem corporal 5. Possibilita contato físico (toque) 6. Demonstrar proximidade, envolvimento 7. Disponibilidadede tempo (sem interrupções, máximo de atenção)

Atitude : Habilidade em escutar (L= listening)

1. Clima propício para o paciente fala sobre o que pensa e o que está sentindo 2. Dar importânciapara o que o paciente fala 3. Cada caso é um caso único (paciente único) 4. Particularizar a atenção 5. Iniciar a conversa com questões abertas (como está, como se sente) 6. Uso do silêncio 7....
tracking img