Proteção de linhas de transmissão aéreas por meio de releamento piloto

11819 palavras 48 páginas
TRABALHO DE PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS

Proteção de linhas de transmissão aéreas por meio de releamento piloto

Sumário

INTRODUÇÃO
Releamento piloto é uma adaptação dos princípios do releamento diferencial. O releamento piloto provê apenas proteção primária, então uma proteção de retaguarda deve ser provida por releamento suplementar.
O termo “piloto” significa que entre as extremidades de uma linha de transmissão há um canal de interconexão de forma que uma informação pode ser trocada. Três tipos diferentes destes canais estão atualmente em uso, e são chamados “fio piloto”, “corrente portadora piloto” e “micro-ondas piloto”. Um fio piloto consiste geralmente de um circuito de dois fios do tipo linha de telefone, onde frequentemente estes circuitos são alugados da companhia telefônica local. O propósito de uma corrente portadora piloto para releamento de proteção é a utilização de correntes de pequenas e de alta frequência (30KHz a 200KHz) que são transmitidas ao longo de um condutor de uma linha até um receptor localizado ao fim desta, sendo os fios comum e de aterramento servindo como condutor de retorno. Uma microonda piloto é um sistema de rádio de ultra alta frequência operando acima dos 900 MHz. Um fio piloto é geralmente economicamente viável para distâncias de 8 a 18 quilômetros, a partir deste ponto uma onda de corrente portadora piloto se torna mais viável economicamente. Microondas piloto são usadas quando o número de serviços que requerem canais piloto excedem tecnicamente ou economicamente as capacidades da corrente portadora.
A seguir, iremos primeiramente examinar os princípios fundamentais de releamento piloto e então iremos ver como estes se aplicam em alguns equipamentos de releamento com fio piloto.
PILOTO
PROPÓSITO DE UM PILOTO A Figura mostra o diagrama unifilar de uma seção de uma linha de transmissão conectando as estações A e B, e mostra uma

Relacionados

  • sistema elétrico de potencia
    52340 palavras | 210 páginas
  • Debora
    42508 palavras | 171 páginas