PROTEÇÃO CONTRA PERDA DE EXITAÇÃO EM GERADORES SINCRONOS

1092 palavras 5 páginas
TRABALHO DE SEP
PROTEÇÃO CONTRA PERDA DE EXITAÇÃO EM GERADORES SINCRONOS
OBJETIVO

Este trabalho tem por objetivo mostrar o funcionamento da proteção contra perda de excitação em geradores síncronos, mais especificamente sobre os relés contra a perda de excitação.
INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje, devido ao aumento da demanda de energia elétrica, fez com que os governos criassem normas de geração e distribuição de energia. Para a empresa geradora, isto cria responsabilidades contratuais no fornecimento de energia, sendo assim, as falhas no sistema causam enormes prejuízos.
Para a empresa, o prejuízo não é unicamente devido a necessidade do conserto ou a substituição da máquina danificada, mas de também não poder atender seus contratos de fornecimento de energia ou até, em algumas situações, o custo de comprar a energia durante o período em que a unidade está fora de serviço.
Neste caso, os sistemas de proteção deverão ser seletivos e rápidos, de modo a isolar a máquina do sistema imediatamente. Sendo o gerador um dos principais responsáveis pelo fornecimento, os relés devem atuar de modo a:
Reduzir o tempo de exposição do gerador às correntes de defeito, minimizando os danos da falta e a possibilidade de troca ou manutenção de equipamentos (redução de gastos);
Reduzir o tempo de interrupção (reparo) e estar disponível para atender os contratos de fornecimento de energia;
Desligar o menor trecho possível (seletividade);
Auxiliar na estabilidade do sistema.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

Em todo gerador síncrono é necessário que haja uma excitação para que se possa gerar uma corrente e uma tensão em seu estator (armadura). Sua excitação é responsável na maioria das vezes por uma maquina chamada excitatriz, que junto aos controles auxiliares e aos reguladores de tensão formam o sistema de excitação.
A função do sistema de excitação é estabelecer a tensão interna do gerador síncrono. Em consequência, o sistema de excitação é

Relacionados