Protetor Solar

Páginas: 9 (2020 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2013
INTRODUÇÃO
O protetor solar é uma loção que ajuda a proteger a pele da radiação ultravioleta do sol. Existem dois tipos de filtros solares, os químicos (protetores solares) que absorvem a R-UV antes de penetrar nas camadas da pele; e os físicos (bloqueadores solares) que refletem e espalham esse tipo de radiação.
A utilização de protetores solares está diretamente relacionada à prevenção decâncer de pele que atinge grande parte da população devido ao grau de incidência dos raios solares. É de muita importância o uso dos protetores solares visto que apresenta um papel significativo minimizando os efeitos causados pelas radiações como queimaduras, o câncer de pele e envelhecimento precoce.
Segundo o Ministério da Saúde, de todos os casos de cânceres diagnosticados no Brasil, o câncerde pele é o mais frequente correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores.Entre os tumores de pele, o tipo não melanoma é o de maior incidência e mais baixa mortalidade. Pessoas de pele clara, sensível à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias são as principais vítimas (INCA s.d.).
De acordo com Schueller e Romanowski (2000) filtros solares é uma classe especial de produtos decuidados pessoais, que contêm ingredientes ativos que podem absorver radiação ultravioleta (UV) para defender a pele dos efeitos danosos do sol.
Os agentes protetores solares já existem no mercado há mais de 60 anos. Inicialmente, foram desenvolvidos para proteger a pele contra queimaduras de sol, isto é, para defender a pele preferencialmente contra as radiações UVB, permitindo o bronzeamentopor meio de UVA. Os fatores de proteção solar (FPS) convencionais ainda referem se a proteção de eritemas causados por
UVB (OSTERWALDER; LUTHER; HERZOG; 2000).Segundo Flor, Davolo e Correa (2007), os filtros solares absorvem apenas parte da região do ultravioleta (UVA ou UVB), para se ter uma proteção completa deve-se fazer uma combinação entre estes filtros.
Segundo estudos de Sampaio eCardoso (2000), das neoplasias malignas existentes, a de pele é a mais freqüente. Muitas poderiam ser evitadas se medidas de prevenção fossem aplicadas a tempo. Quando detectado precocemente esse tipo de neoplasia, ele apresenta alto percentual de cura. A neoplasia de pele (NP) é mais comum em indivíduos com mais de 40 anos, sendo relativamente raro em crianças e negros, com exceção daqueles queapresentam doenças cutâneas prévias ou alterações genéticas.
Conforme estudos de Gallagher e Lee (2006), entre os fatores de risco que contribuem para a gênese de lesões na pele, fatores genéticos, história familiar de câncer de pele e radiação ultravioleta (UV) já estão bem definidos. Os raios UV, além de facilitar mutações gênicas, exercem efeito supressor no sistema imune cutâneo.
PRIMEIRASTENTATIVAS DO PROTETOR SOLAR
Histórico
Os filtros solares surgiram com a descoberta de que existiam substâncias capazes de prevenir a queimadura de pele pela radiação. Nas primeiras décadas do século XXI, notou-se que o sulfato de quinina acidificado e, mais tarde, o Antilux (2-naftol-6,8-dissulfonato de sódio) evitavam as queimaduras (P. MASSON, 2003).
O uso dos fotoprotetores tornou-se maispopular ao fim da Segunda Guerra Mundial, com o p-amino benzoico (URBACH, F 2001).
• 7800 a.C.: extratos de mamona e magnólia (egípcios )
• 400 a.C.: mis tura de óleo de oliva e areia (gregos )
• 1928: emulsão compos ta de salicilato e cinamato de benzila (Estados
Unidos )
• 1944: Benjamin Greene desenvolveu um produto a base de petróleo, de
cor vermelha e viscoso.
O primeiro filtro eficaz...1938-1962: Franz Greiter
- filtro eficaz para a época
- estabeleceu o conceito de
FPS
3. Protetores solares definição e história
No Brasil o primeiro protetor solar foi lançado em 1984
pela Johnson & Johnson.

Tipos de Filtro Solar
Os filtros solares estão divididos em Orgânicos e os Inorgânicos. Os orgânicos utilizam de mecanismos químicos na proteção da pele, tendo como constituintes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Protetores Solares
  • Protetor solar
  • Protetor solar
  • PROTETOR SOLAR
  • Protetor solar
  • Protetor solar
  • Importancia do protetor solar
  • briefing protetor solar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!