protese

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

1. RESUMO
Este estudo tem como objetivo avaliar o nível de satisfação e a capacidade mastigatória em pacientes usuários de Próteses Parciais Removíveis antigas comparando com novas próteses, associando aos fatores determinantes para a substituição das mesmas. Para tanto, serão selecionados os pacientes que procurarem atendimento na disciplina de Prótese Dental da Faculdade de Odontologia –UFRGS, para substituição de suas próteses parciais removíveis. Os pacientes que aceitarem ser voluntários e se enquadrarem nos critérios de inclusão e exclusão responderão a questionários sobre nível de satisfação e capacidade mastigatória (OHIP) antes e após a instalação das novas próteses, além de especificarem os fatores que os motivaram a procurar atendimento a fim de ter suas prótesessubstituídas. Os dados obtidos serão submetidos à análise estatística e então será possível verificar se houve alteração nos parâmetros avaliados (satisfação e capacidade mastigatória) e quais os principais fatores que levam os pacientes a procurar atendimento neste caso específico. associando aos fatores determinantes para a substituiç, estimento de substituiç















2. INTRODUÇÃOOs recursos odontológicos disponíveis têm como objetivo oferecer saúde, função, estética e conforto adequados aos pacientes. Uma das áreas da Odontologia, a Prótese Dental, é responsável pela reposição dos dentes perdidos e restauração da função mastigatória nos diferentes níveis de perdas dentárias, sejam elas pequenas com próteses fixas, médias ou grandes com próteses parciais removíveis, ouperda máxima, com próteses totais (LANEY, 1997; CARLSSON, 2006).
A utilização de qualquer prótese sempre representa um impacto na qualidade de vida dos indivíduos, resultando em uma variedade de reações, incluindo problemas emocionais, escolha do alimento e prazer em se alimentar. (FORGIE; SCOTT; DAVIS, 2005; PANEK et al., 2006). Tal fato associado às condições das próteses percebidas pelo paciente,como retenção, desgaste, conforto, estética e mastigação, determinam parâmetros como o nível de satisfação e a capacidade mastigatória do indivíduo naquele dado momento.
Estes parâmetros podem ser avaliados por meio da aplicação de questionários específicos, conhecidos pela sigla OHIP (Oral Health Impact Profile) que traduzem a percepção do indivíduo frente a sua reabilitação (JOHN et al. 2004;KAPUR; SOMAN, 2006; BABA; INUKAI; JOHN, 2008).
Devido às melhores condições de vida e hábitos de higiene, haverá uma demanda cada vez maior de pacientes parcialmente desdentados (MARCUS et al., 1996). Estes indivíduos, usuários de prótese parcial removível (PPR), são os que apresentam a maior variedade de situações clínicas para se planejar a reabilitação, dependendo do número e localização dosdentes perdidos, podendo ser uma perda pequena de 1 a 5 dentes, média de 6 a 10 dentes ou uma grande perda de mais que 10 dentes. Diante disso, este grupo de pacientes são os que devem apresentar a maior variedade de respostas diante da reabilitação (BABA et al., 2008). Diversos autores se preocuparam em avaliar pacientes usuários de PPR com relação à satisfação, comparando com usuários depróteses totais (BAE et al., 2006), em apenas um momento durante o uso de prótese (ZLATARIC et al., 2003; INUKAI et al., 2008), confrontando avaliação do paciente e do profissional sobre diferentes aspectos (COSME et al., 2006), avaliando a força de mordida (MIYAURA et al., 2000), entre outros.
Entretanto, a avaliação de parâmetros como satisfação e função mastigatória destes pacientes não se encontrasuficientemente bem estabelecida. Existe a necessidade de esclarecer como o indivíduo percebe o impacto da utilização de PPRs em sua vida, com suas próteses antigas necessitando substituição e com as próteses novas após reabilitação. Além disso, os motivos pessoais dos pacientes que os trazem à procura de atendimento devem ser mais bem elucidados, podendo haver uma correlação entre tais fatores...
tracking img