Protese de quadril

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Prótese de quadril é o nome do material que será colocado para substituir a articulação que está gasta. Geralmente são feitas de aço inoxidável ou de Liga de Titânio, que é um material muito resistente e que oferece uma boa integração com o osso.
Para se fixar ao osso elas podem ser: cimentadas ou não cimentadas. O cimento utilizado é semelhante àquela argamassa cor-de-rosa utilizada pelosdentistas, contudo utiliza-se um tipo próprio para o uso em cirurgias ósseas e com uma qualidade para fixar a prótese ao osso.
Alguns tipos de prótese não necessitam o cimento, e fixam-se diretamente no osso por causa de seu formato. O princ&iactue;pio desta fixação pode ser explicado com o exemplo de um prego batido em um bloco de madeira. O metal abre o espaço na madeira que por ser materialorgânico, tem uma plasticidade e trabalha, dando espaço para o prego. No final desta introdução a madeira se acomoda fixando o prego. Chamamos este princ&iactue;pio de "Press fit". É desta forma que uma prótese não cimentada fixa-se ao osso.
Seu médico vai decidir qual será o melhor tipo para seu caso, conforme o tipo de osso, idade e tipo de desgaste ou da doença.
Em alguns casos pode-se utilizar tantoa prótese cimentada quanto a não cimentada, esta é uma decisão técnica e que cabe apenas ao médico.
Existe também a possibilidade de se utilizar as Próteses Hibridas, ou seja, uma parte não cimentada (geralmente o acetábulo) e uma parte cimentada (geralmente o fêmur).
As Próteses são compostas de várias partes:
• A haste vai dentro do fêmur (osso da coxa)
• A cabeça femoral que pode ser demetal (aço) ou cerâmica .
• O Liner que é a parte que vai fixar-se na bacia e articular-se com a cabeça. Pode ser de polietileno, cerâmica ou metal. . É o conjunto cabeça-liner que vai permitir o movimento da sua nova articulação.
Tipos de Liner
o O polietileno. É um plástico de alta densidade e serve para encaixar a cabeça do fêmur. Nas próteses cimentadas ele vai fixo diretamente na baciapelo cimento. Nas não cimentadas vai encaixado em uma cúpula metálica que por sua vez é fixa no osso por "Press Fit". Pode ser articulado com cabeças de metal ou de cerâmica.
o Cerâmica. Pode articular apenas com cabeças de cerâmica.
o Metal. Pode articular apenas com cabeças de metal
• Cúpula metálica. Fixa-se à bacia através de seu formato com ou sem parafusos . O Liner encaixa-sedentro da cúpula metálica
[pic]
Esquemático

 

DURAÇÃO E COMPLICAÇÕES      

Os livros e trabalhos científicos dizem que as próteses duram em média 10 a 15 anos. Este tempo tem aumentado com a melhora da qualidade dos materiais.
Geralmente ocorre um desgaste no polietileno (plástico). Também pode soltar o cimento do osso. Outro motivo de soltura é a infecção. Ela pode ocorrer lentamente esoltar a prótese nos primeiros dois anos. As solturas que ocorrem após dois anos raramente são por infecção.
Costumamos dizer que toda cirurgia tem quatro riscos:
• Risco Cirúrgico = Problemas durante a cirurgia.
• Risco Anestésico = Hoje em dia pouco frequente, pois os aparelhos são melhores e os medicamentos também. O cirurgião deve trabalhar com um anestesista de sua confiança.
• Risco deInfecção = o cirurgião assim como outros membros da equipe devem ser extremamente rigorosos no controle das infecções.
• Risco de não ficar bom = pode haver complicações que levem a um mau resultado. Complicação não quer dizer erro.
Além destes riscos gerais, existem riscos inerentes a este tipo de cirurgia, como a Trombose Venosa Profunda, Lesóes de nervo (quando existe um encurtamento do membromuito grande, a prótese pode e deve alongar o membro, mas pode haver o estiramento do nervo, causando transtornos que na maioria das vezes são transitórios).
Sempre há o cuidado de se tentar igualar o comprimento dos membros, mas isto realmente é muito difÃcil. Assim pode haver alguma discrepância do comprimento, ficando o membro operado um pouco menor ou maior que o outro lado.
Para diminuir...
tracking img