Proteinas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS PROTEINAS
As proteínas, da palavra grega protídeos (primordial importância). São compostos orgânicos de alto peso molecular (de 5.000 a 1.000.000 ou mais unidades de massa atômica), sintetizadas pelos organismos vivos através da condensação de um grande número de moléculas de alfa-aminoácidos, através de ligações denominadas ligações peptídicas. Uma proteína é um conjunto de no mínimo 100aminoácidos, mas sabemos que uma proteína possui muito mais que essa quantidade, sendo os conjuntos menores denominados polipeptídeos. Ou seja, são formadas pelo encadeamento de aminoácidos. Representam cerca do 50 a 80% do peso seco da célula, sendo, portanto, o composto orgânico mais abundante de matéria viva.
Uma grande parte das proteínas são completamente sintetizadas no citosol das célulaspela tradução do RNA enquanto as proteínas destinadas à membrana citoplasmática, lisossomas e as proteínas de secreção possuem um sinal que é reconhecido pela membrana do retículo endoplasmático onde terminam sua síntese.
As enzimas, denominadas proteases, decompõem as proteínas da alimentação em aminoácidos e pequenos péptidos susceptíveis, ao contrário daquelas, de serem absorvidos pelo organismo.É da combinação que é feita a partir de aminoácidos distintos que organismo produz as proteínas de que necessita.
São as mais importantes, pois possuem as estruturas mais complexas e desempenham inúmeras funções.
Pode-se dizer que as proteínas são polímeros de aminoácidos o que em suas moléculas existem ligações peptídicas em número igual no número de aminoácidos presentes menos um.
Pode-sedizer, também, que os aminoácidos são monômeros dos peptídeos e das proteínas.

- Polímeros são macromoléculas formadas pela união de várias moléculas menores
denominadas monômeros.

Nota - Uma molécula protéica contém desde algumas dezenas até mais de 1.000 aminoácidos. 0 peso molecular vai de 10.000 a 2.800.000. A molécula de hemoglobina, por exemplo, é formada por 574 aminoácidos e tempeso molecular de 68.000. Justifica-se, assim, o fato de as moléculas protéicas estarem incluídas entre as macromoléculas.


FONTES DE PROTEÍNAS
As proteínas encontram-se nos produtos animais como leite e derivados, ovos, carne, peixe (o teor de proteínas é igual na carne e no peixe: cerca de 20g de proteína por cada 100g de alimento, e são consideradas de alto valor biológico por conterem todosos aminoácidos essenciais em quantidades e proporções ideais para atender às necessidades orgânicas) e nos alimentos vegetais como os cereais, feijões e leguminosas secas (estas são incompleta em termos de conteúdo protéico e, portanto, possui um valor biológico relativamente menor).
Deverá consumir no máximo 2/3 de proteínas animais e o resto de vegetais.
Todas as fontes de proteínas contêmalguns dos aminoácidos essenciais em quantidades variadas.
Alguns alimentos, por exemplo, leite e ovos contêm praticamente a mistura ideal de aminoácidos, por isso se diz que, do ponto de vista da sua composição proteica, são de elevado
valor biológico.
É importante ingerir uma mistura de fontes proteicas para garantir o fornecimento adequado dos aminoácidos essenciais.

AMINOÁCIDOS ESSENCIAISSão cerca de 200 presentes na natureza, mas apenas 21 são metabolizados pelo organismo humano. Entre estes, oito são chamados essencias, isto é, não sendo sintetizados pelo nosso organismo, devem ser fornecidos pelos alimentos. Os outros 13 produzidos no organismo são chamados de não-essenciais. Entre os aminoácidos essenciais, existem três - leucina, isoleucina e valina . Estes contribuemconsideravelmente para o aumento da resistência física, pois durante as atividades de longa duração são utilizados pelos músculos para fornecimento de energia.
Dentre as fontes de proteínas completas - aquelas que contém todos os aminoácidos essenciais em quantidades e proporções ideais para atender às necessidades orgânicas - estão os ovos, o leite, a carne, o peixe e as aves. Os alimentos de alta...
tracking img