proteccioninsmo

1220 palavras 5 páginas
Economia a 2013/14
A Organização Económica das Sociedades
Protecionismo

Ana Santos nº 2 David Pereira nº 7 Fernando Ribeiro nº 8 Jéssica Rodrigues nº 13 João Torres nº 14 Pedro Santos nº 24

Protecionismo

O que é o Protecionismo? 2
Instrumentos de Protecionismo 3
Proteccionismo no Mundo 4
O Protecionismo em Portugal 5
Vantagens e desvantagens do proteccionismo 5
Conclusão 5
Bibliografia 6

1
O que é o Protecionismo

Um país pode adotar várias formas de se relacionar comercialmente com os outros. Estas diferentes maneiras de relacionamento comercial têm evoluído, sendo possível identificar dois modelos típicos – o livre-cambismo, por um lado, e o protecionismo, por outro.
“Proteccionismo pode definir-se por política do comércio externo que preconiza a proteção da economia nacional através de diversos instrumentos…”,ou seja, o Protecionismo é uma das políticas relativas ao comércio entre os países em que se defende e incentiva a economia nacional, penalizando as outras economias com que se estabelecem relações comerciais.
Embora não recuse o comércio externo, tenta proteger a sua economia através de meios adotados que levam o consumidor a escolher os bens e serviços nacionais em alternativa aos estrangeiros. Tenta potencializar a sua economia rejeitando ao máximo a importação mas, ao mesmo tempo, tentando aumentar nas medidas possíveis a exportação, tendo como objectivos principais o favorecimento da economia nacional e o crescimento económico.
Esta política protecionista opõe-se á política defendida pela OMC, denominada de livre-cambismo. O livre cambismo pode definir-se pela política de comércio externo que visa o favorecimento da liberalização das trocas comerciais.
Uma situação extrema de protecionismo é a autarcia. A autarcia é um caso extremo de isolamento voluntário posta em acção por países que se procuram desenvolver sem

Relacionados