Proteínas, lipidios e carboidratos

Páginas: 11 (2687 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2011
PROTEÍNAS

Conceito: são compostos orgânicos de alto peso molecular, são formadas pelo encadeamento de aminoácidos. Representam cerca do 50 a 80% do peso seco da célula sendo, o composto orgânico mais abundante de matéria viva.

Observações:

- Pode-se dizer que as proteínas são polímeros de aminoácidos, e que em suas moléculas existem ligações peptídicas em número igual ao número deaminoácidos presentes menos um.
- Pode-se dizer, também, que os aminoácidos são monômeros dos peptídeos e das proteínas.
- Polímeros são macromoléculas formadas pela união de várias moléculas menores denominadas monômeros.

Classificação: pode-se classificar as proteínas em três grupos:

- Proteínas simples - São também denominadas de homoproteínas e são constituídas, exclusivamente poraminoácidos. Em outras palavras, fornecem exclusivamente uma mistura de aminoácidos por hidrólise. Exemplos: Albuminas, Globulinas, Escleroproteinas.

-Proteínas Conjugadas - São também denominadas heteroproteínas. As proteínas conjugadas são constituídas por aminoácidos mais outro componente não-protéico, chamado grupo prostético.

-Proteínas Derivadas - As proteínas derivadas formam-se apartir de outras por desnaturação ou hidrólise. Pode-se citar como exemplos desse tipo de proteínas as proteoses e as peptonas, formadas durante a digestão.

Características:

Natureza macromolecular - Possuem um tamanho compreendido entre 0,001 a 0,2 mm (mm = micrômetro) de diâmetro formando, na água, uma solução coloidal.
Natureza anfótera - Constituem, pois, o melhor Sistema Tampão doorganismo.

Estrutura: Os níveis de organização Molecular de uma proteína são:

Primário - representado peIa seqüência de aminoácidos unidos através das ligações peptídicas.

Secundário - representado por dobras na cadeia (a - hélice), que são estabilizadas por pontes de hidrogênio.

Terciário - ocorre quando a proteína sofre um maior grau de enrolamento e surgem, então, as pontesde dissulfeto para estabilizar este enrolamento.

Quaternário - ocorre quando quatro cadeias polipeptídicas se associam através de pontes de hidrogênio, como ocorre na formação da molécula da hemoglobina (tetrâmero).

A forma das proteínas é um fator muito importante em sua atividade, pois se ela é alterada, a proteína torna-se inativa. Esse processo de alteração da forma da proteína édenominado desnaturação, podendo ser provocado por altas temperaturas, alterações de pH e outros fatores.
A desnaturação é um processo, geralmente irreversível, que consiste na quebra das estruturas secundária e terciária de uma proteína.

Uma proteína difere de outra:

1) Pelo número de aminoácidos: uma proteína A é formada por 610 aminoácidos de determinados tipos e ordenados numa certaseqüência. Uma proteína B é formada pelos mesmos tipos de aminoácidos, na mesma seqüência, mas em número de 611. A proteína B será diferente da A apenas por conter uma unidade a mais.

2) Pelo tipo de aminoácidos: uma proteína C apresenta, num certo trecho de sua molécula, aminoácidos corno valina, glicina, leucina, triptofano, treonina, alanina e arginina. Uma proteína D, formada pelo mesmonúmero de aminoácidos e na mesma seqüência que a proteína C, apresenta nesse trecho os aminoácidos valina, glicina, isoleucina, triptofano, treonina, alanina e arginina. Apenas pelo fato de na proteína C haver leucina no trecho de molécula considerado, as proteínas C o D são diferentes.

3) Pela seqüência dos aminoácidos: uma proteína E é formada, em determinado trecho de sua molécula, pelosaminoácidos cisteína, serina, metionina, leucina, histidina e lisina. Uma proteína F é formada pelos mesmos aminciácidos, mas, no tracho em exame, há uma inversão na posição de dois deles; cisteína, metionina, serina, leucina, hístidina e lisina. Por causa disso, as proteínas E e F são diferentes.

4) Pelo formato da molécula: as moléculas protéicas assumem determinados formatos é, quando os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Carboidratos,proteínas e lipidios
  • Carboidratos, proteínas e lipidios
  • Carboidrato, lipidios e proteinas
  • Carboidratos, lipídios e vitaminas e proteínas
  • Lipidios, carboidratos, proteinas
  • carboidrato lipidios e proteina
  • Carboidratos, Lipídios e Proteínas
  • PROTEÍNAS, CARBOIDRATOS E LIPÍDIOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!