Proteção respiratória

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Doenças do Sistema Respiratório Relacionadas ao Trabalho

O Sistema Respiratório tem uma relação muito grande com o meio ambiente. A poluição do ar nos ambientes de trabalho tem contribuído, bastante para o aparecimento de doenças do trato respiratório dos trabalhadores ou agravo de outras doenças. Entre os fatores que influenciam os efeitos da exposição aos mesmos, podemos destacar.
1. Aspropriedades dos gases e aerossóis
2. Características próprias do indivíduo, como herança genética, doenças preexistentes e hábitos de vida, como tabagismo.
Entre essas doenças, podemos destacar, Rinite alérgica, Sinusite, Laringotrâgueite, Asma, Câncer de pulmão e outras.
Rinite Alérgica
Definição, doença inflamatória das mucosas nasais caracterizada por crises de espirros, prurido ( coceira )do nariz, congestão nasal e coriza intensa.
A rinite alérgica é uma das doenças respiratórias mais prevalentes na atualidade. Estima-se que 10 a 20 % das populações apresentam a doença. Como outras alergias, a rinite alérgica é causada pela interação de fatores genéticos e exposição a fatores ambientais, sendo portanto mais freqüente em indivíduos com antecedentes familiares de alergia.
Omecanismo imunológico da doença é mediado por uma imunoglobulina chamada LGE e o fator determinante das crises é o contato com certos alergênios, como : poeira, pó, ácaros, fungos, pêlo de animais, barata e fumaça de cigarro.
Exames complementares : hemograma, dosagem de LGE, esfregaço nasal, Rx dos seios da face ( possibilidade de associação com sinusite ), RAST; os testes cutâneos são poucoespecíficos.
Diagnóstico diferencial : para o diagnóstico preciso temos que afastar outras doenças, como : pólipos, desvio do septo nasal, corpos estranhos, rinite infecciosa ( esta última apresenta secreção amarela, esverdeada ou purulenta ). Quando há suspeita de rinite medicamentosa, o fato da melhora dos sintomas com a suspensão da medicação ajuda no diagnóstico. É muito comum a rinite alérgicaestar associada a sinusite, conjuntivite e asma ocupacional.

Tratamento:

antialérgicos
Imunoterapia ( vacinas )
Corticosteróides ( derivados da cortisona )
Descongionantes
Estabilizadores de mastócitos

Medidas de prevenção

A prevenção das rinites alérgicas relacionadas ao trabalho baseia-se na implementação de medidas de controle com o objetivo de diminuir a exposição aos agentesresponsáveis pelo desencadeamento ou agravamento da doença.
É responsabilidade do empregador a execução dessas medidas, através do SESMT da empresa, em parceria com a área de Recursos Humanos.
O exame periódico é um instrumento importante para a detecção de casos novos e o controle dos casos já prevalentes.
Através do exame periódico o médico do ambulatório deve suspeitar ou confirmar o diagnóstico,encaminhando o paciente ao especialista, para tratamento.
Segue uma relação de medidas preventivas para a rinite alérgica :
- normas de higiene e segurança com a implantação de sistemas de ventilação exaustora eficientes;
- monitoramento das concentrações de poeira no ambiente
- medidas que permitam a diminuição dos trabalhadores expostos;
- medidas de limpeza geral dos ambientes de trabalhoe facilidade para : higiene pessoal, recursos para banhos, lavagem das mãos, braços, rosto e troca de vestiário;
- evitar poeiras domésticas retirando carpetes, tapetes, cortinas grossas;
- evite roupas e cobertores de lã. Dê preferência para roupas leves e sintéticas;
- passar pano úmido nos móveis e no chão diariamente;
- evitar contato com bichos de pelúcia e livros antigos;
- evitarfumar no ambiente de trabalho e na presença de crianças;
- evitar contato direto com animais domésticos principalmente, gato e cachorro;
- evitar contato com produtos de cheiro forte, como : tintas, produtos químicos, combustível etc.
PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA

A proteção respiratória é uma das medidas universais de segurança e visa formar uma barreira de proteção ao trabalhador, a fim de...
tracking img