Proteção radiológica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Efeitos biológicos das radiações ionizantes
 Os raios x, quando atravessam o corpo humano, têm parte de sua energia absorvida pelos tecidos do corpo, levando a efeitos biológicos que são dependentes da dose absorvida(quantidade), da taxa de exposição(tempo) e da forma da exposição (volume irradiado).

 Os raios x são danosos aos tecidos vivos devido ao seu poder de ionização. A ionizaçãopode causar danos diretos nas células pela quebra de ligações químicas de moléculas biológicas importantes como DNA, e danos indiretos pela criação de radicais livres nas moléculas de água das células, que por sua vez reagem quimicamente com as moléculas biológicas, alterando-as.

 Esses danos dependendo da sua extensão, podem ser reparados por processos biológicos naturais. Quando essesreparos são bem- sucedidos, nenhum efeito é observado,mas quando o reparo é realizado parcialmente, ou mesmo não realizado, o resultado pode ser;

Morte da célula (necrose)

Mau funcionamento da célula, que é restrito à célula em questão(efeitos somáticos)

Alteração permanente da célula, que é passada as linhagens seguintes (efeitos genéticos)

Classificação dos efeitos biológicos
 Osefeitos biológicos podem ser classificados de acordo com as condições sob as quais eles aparecem, em: Determinísticos e estocásticos(randômicos)

Efeitos biológicos determinísticos
 São caracterizados por uma relação determinada entre dose e efeito. Esses efeitos variam muito pouco de uma pessoa para outra, e aparecem quando a dose atinge ou ultrapassa um certo valor, denominado “Limiar”. Comoexemplos, podem ser citados a catara e a esterilidade.

Características peculiares dos Raios-x
 Não são detectados por nenhum dos 5 sentidos que possuímos;  Visão

 Olfato
 Tato  Paladar

 Audição

Por este “pequeno “ detalhe precisamos de PROTEÇÃO

Os REGULAMENTOS E MEDIDAS DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA SÃO EM GERAL BASEADOS NAS RECOMENDAÇÕES FORNECIDAS PELOS SEGUINTES ÓRGÃOSINTERNACIONAIS;
IAEA (International Atomic Energy Agency) Agência Internacional de Energia Atômica ICRP (International commission on Radiological protection) Comissão Internacional de proteção Radiológica.  ICRU (International Comission on Radiological Units) Comissão Internacional de Unidades(medidas) Radiológicas.

No Brasil,
o órgão de referência em proteção radiológica e metrologia dasradiações ionizantes é o Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) da Comissão Nacional de Energia Nuclear(CNEN). O regulamento técnico com as diretrizes básicas de proteção radiológica e radiagnóstico médico e odontológico, foi estabelecido mediante a portaria 453, de 1º de Junho de 1998, da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério de Saúde. Esse regulamento está baseado nas recomendaçõesda Comissão Internacional de Proteção Radiológica (ICRP)

Como profissionais responsáveis por suas ações, os técnicos, tecnólogos em radiologia têm grande responsabilidade em proteger os pacientes, a si próprios e os companheiros de trabalho da radiação excessiva. Uma compreensão completa da proteção contra a radiação é essencial para todos os profissionais da área. Pois a proteção não acaba emcoletes e sim, em assegurar que a dose de radiação tanto para o paciente como para o profissional deve ser mantida o mais baixo possível.

Limites de doses
 O homem sempre esteve e estará continuamente exposta a radiações ionizantes naturais, como os raios cósmicos e os radionuclídeos naturais.  A dose equivalente média , devido a essas radiações naturais, é estimada em cerca de 2,6mSv porano, segundo a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Além disso, estamos também expostos às radiações ionizantes produzidas pelo homem, cuja dose média é estimada em cerca de 20 mSv por ano.

 Aproximadamente 90% da exposição da população às radiações ionizantes produzidas pelo homem resulta de aplicações médicas, e mais de 90% dessa exposição é devida aos raios X diagnóstico. Como as...
tracking img