Proteção auditiva

Páginas: 12 (2819 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2011
O principal objetivo de um PCA (Programa de Conservação Auditiva.) na indústria é proteção da saúde do trabalhador, ou seja, prevenir que os trabalhadores expostos a níveis de ruído perigosamente altos desenvolvam perda auditiva induzida pelo ruído ocupacional (PAIR). Programa Ações Integradas e Referenciais
O ruído é um dos “contaminantes” mais comuns, encontrado facilmente tanto no nosso dia adia como em grande parte dos processos industriais.
O controle do ruído é, por tanto, uma questão de considerável importância econômica e social e esta importância tem crescido progressivamente nos últimos anos. Cada vez mais, uma ampla variedade de profissionais compartilham um interesse vital por este problema: técnicos, engenheiros, arquitetos, urbanistas, oficiais do governo, higienistasocupacionais, médicos, fonoaudiólogos, entre outros.
A característica multidisciplinar do PCA faz com que as habilidades, conhecimentos e experiências de cada profissional envolvido no programa sejam aproveitadas ao máximo, integrando os trabalhadores expostos, aumentando consideravelmente as chances de sucesso.
Benefícios do PCA ao empregador

Benefício direto: aumento da produtividade doempregado, pela redução do estresse e fadiga, relacionados à exposição ao ruído.
Diminuição do índice de acidentes na empresa: ganhos monetários diretos e indiretos
Manutenção da imagem da empresa: prática de políticas que dizem respeito à saúde e segurança dos funcionários
Versatilidade dos empregados: aumento das possibilidades de mobilidade de função, reduzindo gastos extras devidos a novascontratações e treinamentos.
Redução da rotatividade de pessoal: melhoria do relacionamento entre os funcionários.
O nosso sistema auditivo está dividido em três partes principais: orelha externa, orelha média e orelha interna. De uma maneira bem simplificada, podemos dizer que a Orelha Externa é composta pelo pavilhão da orelha, que é uma fina cartilagem elástica recoberta de pele, que capta edireciona as ondas sonoras, canalizando-as até o tímpano e pelo meato acústico externo, que é um canal que se estende até a membrana do tímpano e é bastante sinuoso. Este canal tem aproximadamente 3.5 cm, variando de uma pessoa para outra. Fazem parte da Orelha Média a membrana timpânica, que é constituída por um material muito fino de espessura de 0,1 mm, os três ossículos (bigorna, estribo,martelo), que transmitem as vibrações da membrana e a tuba auditiva, que mantém o arejamento das cavidades da orelha média, através de uma abertura intermitente que se dá no ato de deglutir, bocejar ou espirrar. No final da Orelha Média, está a janela oval.
Existem alguns fatores responsáveis por transformar um som agradável em um ruído irritante e desagradável. São eles:

Duração da exposiçãoDistância da fonte geradora de ruído
Tipos de ruídos
Frequência / Intensidade
Susceptibilidade individual
Quanto menor o tempo de exposição, menor a probabilidade de desenvolvimento de problemas auditivos. Quanto maior o tempo de exposição ao ruído, maior a possibilidade de desenvolvimento de problemas auditivos.

3.2.2 Distância da fonte
Quanto mais próximo estivermos do ruído, maiora probabilidade de “ferirmos” ou causarmos traumas acústicos, como rompimento da membrana timpânica. Quanto mais nos afastamos da fonte do ruído, menor será o nível ao qual estaremos expostos. Porém, dependendo da intensidade e tempo de exposição a este ruído, ainda corremos riscos de perdas auditivas.

3.2.3 Tipos de ruído
O ruído contínuo é o que permanece estável com variações máximas de 3a 5 dB(A) durante um longo período. Exemplo: máquina trabalhando - furadeira ou britadeira em operação, o trânsito na cidade.
O ruído intermitente é um ruído com variações, maiores ou menores de intensidade em períodos muito curtos. Exemplo: o alarme do rádio relógio ou alarme de carros.
O ruído de impacto apresenta picos com duração menor de 1 segundo, a intervalos superiores a 1 segundo....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Proteção Auditiva
  • Proteção auditiva
  • Biossegurança-proteção auditiva
  • Epi
  • Epi- proteçao auditiva
  • TRABALHO PROTEÇÃO CONSERVAÇÃO AUDITIVA
  • programa de proteção auditiva
  • Um conto sobre proteção auditiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!