Protagonismo juvenil e desenvolvimento social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROPOSTA DE UM PROJETO SOCIAL
PROTAGONISMO JUVENIL E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
1JUSTIFICATIVA

Na área da infância e da juventude, observamos que a busca pelo atendimento prioritário e especializado para esse público tem legitimidade no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), pois mediante esse documento os poderes públicos e sociedade em geral começaram adespertar para a necessidade de proteção especial aos adolescentes considerando-os sujeitos de direitos, por estarem em condição peculiar de desenvolvimento.
Mesmo com esse aparato jurídico, muitos deles ainda estão submetidos à negação da infância e/ou adolescência, seja pela situação da pobreza, crise familiar ou pela violência doméstica, ocasionando uma série de conseqüências que geraminsegurança quanto ao futuro das crianças e dos adolescentes que se encontram em situação de risco. Com a finalidade de minimizar esse quadro de vulnerabilidade presente no Brasil, precisamos buscar alternativas entre os poderes públicos, entidades privadas e sociedade civil com o intuito de ofertar oportunidades de aprendizado e de estímulo aos adolescentes na busca por uma melhor qualidade de vida.Na intenção de melhorar os indicadores da juventude local, executamos o Projeto Despertar na cidade de Alto do Rodrigues/RN, seguimos primordialmente as diretrizes o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), mas também propomos nossas ações levando em consideração o contexto sócio-histórico do município e das experiências obtidas nos anos de atuação desse projeto social.
O município de Alto doRodrigues/RN está localizado na Mesorregião Oeste Potiguar, inserido na Microrregião do Vale do Açu ficando a 246 km de distância da capital do Estado. Seus limites geográficos se encontram ao norte com os municípios de Carnaubais e Pendências; ao sul com o município de Afonso Bezerra; a leste com os municípios de Assu e Carnaubais e a oeste com a cidade de Pendências. Desmembrando-se domunicípio de Pendências e fundado em 28 de março de 1963, pela Lei nº 2.859, Alto do Rodrigues/RN conta com uma área total de 191 km² e uma população estimada em 12.045 habitantes (Fonte: IBGE).
A economia deste município gira em torno da indústria, do setor de serviços e da agropecuária de acordo com o IBGE (2006), a indústria tem a maior representatividade para o Produto Interno Bruto (PIB) da economiade Alto do Rodrigues/RN pelo fato deste município possuir um ativo de produção da PETROBRAS, que atrai empresas prestadoras de serviços. Soma-se a isso, a instalação da Usina Termelétrica do Vale do Açu que foi inaugurada recentemente, em setembro de 2008, localizada na comunidade de São José, zona rural do município.
Já no campo das políticas públicas, temos na área da saúde uma cobertura de 8unidades do Programa de Saúde da Família, sendo 2 na zona urbana e 6 na zona rural, e um hospital de urgência e emergência. Quanto à educação, temos uma rede escolar de 11 instituições de ensino, sendo 9 municipais ( Ensino Infantil e Fundamental, sendo 6 escolas localizadas na zona rural), 2 estaduais (Ensino Fundamental e Médio) e 3 escolas particulares. Em se tratando da política deassistência social, o município de Alto do Rodrigues/RN é contemplado com o Programa Bolsa Família (PBF), e dois programas na área da proteção social básica que é o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e o ProJovem Adolescente em conformidade com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Quanto aos serviços de proteção social especial é ofertado em Alto do Rodrigues/RN apenas o Programa deErradicação do Trabalho Infantil (PETI) que atende 13 crianças. Ainda incluído nesse tipo de proteção e ausente na cidade é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), isso porque este programa trabalha diretamente com os diversos tipos de violência das quais os adolescentes, entre outros grupos vulneráveis, podem ser vítimas e que necessitam de um acompanhamento...
tracking img