Prostituicao infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Prostituição Infantil na zona centro-oeste da cidade de Manaus: possíveis causas e efeitos








1. JUSTIFICATIVA

O expressivo crescimento no índice de denúncias recebidas pelo Conselho Tutelar sobre casos de prostituição infantil em Manaus, especificamente na zona centro-oeste da cidade, vem preocupando as autoridades envolvidas com o problema e suas conseqüências.

De acordo comdados do Conselho Tutelar, enquanto no primeiro semestre do ano passado às denúncias mensais relacionadas a esse tipo de caso eram de três a quatro mensais, atualmente o índice fica entre 15 a 20 ao mês. Outro dado preocupante com relação à prostituição infantil é a baixa idade com que as crianças têm iniciado em média 10 anos de idade. Além de ser totalmente ilegal a prática com uma criançadessa idade, é um total ato de falta de consciência moral.

As meninas que caem na prostituição são, em grande parte, meninas que passaram por algum estupro na infância, por pais, parentes, ou alguém desconhecido. Por este motivo a garota até poderia tolerar por mais tempo a pobreza e a miséria, mas o que ela encontra em casa é a violência, o abandono e a degradação familiar. Para elas, talvez, sejamais fácil encontrar as dificuldades da prostituição nas ruas do que enfrentar os distúrbios de homens, que ao invés de dar-lhes proteção, abusam delas sexualmente.

Assim, as meninas prostituídas passam a apresentar numerosos transtornos orgânicos e psíquicos, como por exemplo, baixa auto-estima, fadiga, ansiedade generalizada, medo de morrer, uso de drogas, doenças venéreas e atraso nodesenvolvimento.

Outras conseqüências desse problema são: aumento do número de abortos clandestinos, com mortes de jovens, em função da assistência médico-hospitalar precária; doenças sexualmente transmissíveis, especialmente a AIDS.

Tendo em vista o exposto acima e sabendo-se da gravidade do fato, observamos a importância de transformar a matéria em tema de estudo, onde podemos fazer uma análisecriteriosa do tema e saindo da superfície nos aprofundarmos um pouco nas questões que permeiam a prostituição infantil, que muito se tem ouvido falar mais pouco se sabe sobre o assunto.



2. OBJETIVO



2.1. OBJETIVO GERAL


Analisar o fenômeno da prostituição infantil de crianças na faixa etária de 14 a 16 anos, nas ruas dos bairros Alvorada I e II na zona centro-oeste da cidade deManaus.



2.2. OBJETIVO ESPECÍFICO



Analisar possíveis causas e efeitos que levam crianças com até 14 (quatorze) anos de idade a prostituírem-se, dando ênfase à zona Centro-Oeste da cidade de Manaus. Realizar estudo para observar as questões psicológicas, educacionais, o meio em que vivem e as possibilidades de que dispõem, para traçar um panorama destas questões psicológicas.Determinar parâmetros que demonstre as causas sociais e econômicas desse fenômeno e suas possíveis consequências.



3. PROBLEMA

O que leva crianças ao sub-mundo da prostituição?




4. HIPÓTESE

Sabe-se que a prostituição infantil não é um fenômeno exclusivo da civilização moderna. Mas o grande alerta e maior assombro é como ela está se manifestando e em que escala. Acredita-se que aprostituição infantil é uma conduta que foi influênciada por uma série de fatores: muitas meninas fazem parte de uma segunda geração de pessoas que já viviam na rua, ou seja, filhos de filhos da rua. A desestrutura da família é um dos únicos fatores constantes. Muitas dessas meninas já sofreram algum tipo de violência ou abuso sexual vindo de sua própria família e acabam fugindo para as ruas. Algumasvêm de outros estados para a capital, em busca de trabalho, não conseguem e a família não sabe como ganham aquele dinheiro que mandam todo mês. Outras, ainda, são incentivadas pela própria família a se prostituírem. Ao ganharem a rua, com o passar do tempo, perdem os vínculos com a casa e com a família, seduzidas pelos atrativos da rua: a liberdade, a falta de limites e obrigações, as drogas e a...
tracking img