Prostituição

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 12 (2820 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
01 – INTRODUÇÃO

A prostituição é a troca de favores sexuais ora por pagamento pecuniário, ora por favores de outra espécie. É tida como uma profissão antiga e compreendida de formas diversas no mundo, segundo cada sociedade e sua época.
Na sociedade brasileira há muito preconceito quanto a prostituição, sem falar nos dilemas e crimes como o turismo sexual, a prostituição infantil, otrafico e exploração sexual de mulheres, crianças e adolescentes, tanto no território brasileiro quanto fora do país.
Problemas psicológicos de grandes proporções são sofridos por crianças e adolescentes que por necessidade ou por serem obrigadas, vivem a vida de promiscuidade. Outro problema é a questão das DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), da gravidez indesejada, do vicio ao álcool e asdrogas que estão presentes com intensidade na prostituição.
Nesse sentido, o presente trabalho fará uma abordagem sobre a prostituição no âmbito psicológico, colocando a questão sentimental e aprofundando o assunto quanto as mazelas da atividade, bem como abarcar as questões jurídicas relacionadas.

02 – ASPECTOS HISTÓRICOS

A prostituição é tida como a mais antiga profissão do mundo. É atroca de favores sexuais por dinheiro, informações, bens materiais e outros. A representação da prostituta varia segundo época e cultura.
Nas sociedades primitivas, o sexo grupal era tido como normal e a família era matriarcal – sabia-se quem era a mãe dos filhos mas não o pai. Em outras civilizações, tratava-se de um ritual de passagem da menina pela puberdade, os homens iniciavam as jovenssexualmente em troca de presentes, isto não era considerado prostituição.
A mudança dessa pratica muda conforme a moral vigente. Na civilização grega, a prostituição fazia parte do cotidiano, era um meio de rendimento e o Estado controlava cobrando impostos. Trabalhavam nos bordeis do Estado as prostitutas e eram respeitadas pela sociedade. Eram formadas em escolas onde aprendiam a arte do amor,literatura, filosofia e outras matérias, sendo assim, mulheres muito cultas. Da mesma maneira, a prostituição masculina não era para os gregos objeto de escândalo. O período em que os adolescentes eram desejáveis estendia-se entre a puberdade e o aparecimento da barba, constituindo a ausência de pêlos um elemento de erotismo entre os gregos. Mantinham relações homens com homens e homens com mulheres.Existiam bordéis distintos.
Já na cultura judaica, a prostituição era severamente punida, a lei previa até pena de morte. A moral cristã também sempre condenou a prática.
A partir do século XII, as uniões entre homens e mulheres na Europa passaram a ser por interesse econômico político incentivando ainda mais a prostituição. O lar era considerado lugar onde se criava a prole e promiscuidadeera obtida pelos homens em prostíbulos, que eram regulamentados e protegidos por lei.
Com a reforma religiosa no século XVI o puritanismo passou a controlar os costumes e a moral, assim a prostituição caiu na clandestinidade.
A Revolução Industrial colocou a mulher em desvantagem em posição de trabalho desumano e desigual perante os homens. Prostituir-se em troca de favores, melhorescondições de vida e dinheiro passou a ser uma opção de vida para elas.

03 – VALORES REVISTOS E FATORES PSICOLOGICOS

Sendo uma viável opção de melhores condições de vida, mulheres, homens e adolescentes vendem seus corpos. Os elementos sentimentais como afeto, amor estão ausentes na prostituição, ou seja, em quem está vendendo o sexo. Talvez por tal motivo, muitos profissionais do sexo tem vícios dealcoolismo e de drogas para se anestesiarem e não se sentirem diminuídos quanto a sua dignidade de pessoa humana pelo fato de estarem se vendendo como se fossem um pedaço de carne para uso e abuso. Outro fator psicológico relevante é a questão do desvio de conduta. Muitos deles cometem furtos e ate usam de artifícios de drogas como a chamada “Boa noite Cinderela”, dopando seus clientes e...
tracking img