Prosamim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROSAMIM E VIOLABILIDADE SÓCIO-CULTURAL


Edienny de Almeida Edward
Edivânia Inácio de Sousa
Elma de Oliveira Chagas
Ivaneide de Carvalho Anaquirí
Ivone de Moura Filgueira
Maria do P. S. Pereira da Silva
Patrícia Martins de Lima
Sônia Sousa Carvalho(




RESUMO

Este trabalho toma como base para reflexão, a intervenção social e cultural nos igarapés de Manaus desenvolvido pelo Governo doEstado com co-financiamento e apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento, através do Programa Social Ambiental dos Igarapés de Manaus – PROSAMIM.


PALAVRAS-CHAVE: URBANIZAÇÃO – IGARAPÉS – VIOLABILIDADE SÓCIO-CULTURAL


1. INTRODUÇÃO

A cidade de Manaus possui uma característica peculiar, é entrecortada por igarapés, e a ocupação de suas margens é um fenômeno antigo e estádiretamente relacionado com dois importantes ciclos econômicos e sociais: o primeiro na última década do século XIX, o Ciclo da Borracha, e o segundo, com o advento da Zona Franca de Manaus a partir da década de 60 no século XX. O surto imigratório e a lógica capitalista ocasionados por ambos os ciclos econômicos, trazem a modernidade e o progresso para a cidade, em contrapartida, a população sofre asconseqüências desse processo como: taxa de crescimento populacional, conflito de classes, pauperização, violência, exploração da mão-de-obra local, desemprego, discriminação, uso predatório dos recursos naturais e poluição do meio ambiente.

O custo social e humano sofrido pela população gera o povoamento maçante dos leitos dos igarapés de forma desordenada e sem planejamento, principalmenteem torno dos igarapés do centro da cidade. O interesse por essa área se dá em decorrência de sua localização estratégica próxima ao Pólo Industrial de Manaus (PIM) e pela maior acessibilidade aos serviços e equipamentos públicos como escola, posto de saúde, etc. As palafitas e casebres sem infra-estrutura construídas em terrenos irregulares apresentam( riscos de alagamento e desabamento,desprovidos de qualquer saneamento básico ou mesmo de energia elétrica, por conseguinte, comprometendo a qualidade de vida desta população.

Desde 2003, o Governo do Estado do Amazonas iniciou as atividades do PROSAMIM, como uma nova proposta social e ambiental, ao remanejar aproximadamente sete mil famílias para outro lugar, sob o argumento de melhorar as condições dessa população, e revitalizar asmargens dos igarapés. O fato é que, o processo de ocupação nos leitos dos igarapés despertou em seus moradores uma identidade com o lugar, através de sua condição social e das relações sociais com outros moradores. O reassentamento destes e seus familiares para outras áreas habitacionais, por certo, ocasionam não só modificações no espaço urbano da cidade, mas, principalmente a perda dareferência cultural e social desses sujeitos, sem levar em conta seus anseios, desejos e reais necessidades.

Dessa forma o trabalho abordará as seguintes questões: 2. A urbanização de Manaus a partir da época da borracha até instalação da Zona Franca de Manaus; 3. PROSAMIM: uma medida de intervenção ambiental e social; 4. Violabilidade Cultural - Um aspecto reflexivo do programa PROSAMIM; 5.Atuação do assistente social no programa.


2. URBANIZAÇÃO DE MANAUS A PARTIR DO PERÍODO DA BORRACHA ATÉ A INSTALAÇÃO DA ZONA FRANCA DE MANAUS.


A bacia do Rio Amazonas, abrange uma área de 7 milhões de Km2, compreendendo terras de vários países da América do Sul (Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Bolívia e Brasil). Desta, cerca de 3,8 milhões de Km2 encontram-se no Brasil em relações aosEstados (Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato- Grosso, Pará e Amapá), onde gradativamente foi ocupada por um número significativo de pessoas à margem dos rios e principalmente nos igarapés.


O padrão de ocupação do território na Amazônia, sobretudo, a partir do processo de colonização nos séculos XVII e XVIII, apresentam características bastante peculiares, onde as localizações dos...
tracking img