proriferos

2068 palavras 9 páginas
CNIDÁRIOS

Introdução

Cnidários também chamados celenterados. São animais mais inferiores que apresentam organização ao nível de tecido, na qual há especialização de células e grupos de células. Esses dois nomes trazem informações importantes sobre a estrutura desses animais. Celenterados, etimologicamente, significa dotado de cavidade intestinal (ou digestiva). De fato, os celenterados foram, filogeneticamente, os primeiros animais que desenvolveram um tubo digestivo. A palavra cnidário vem do grego knide, urtiga. Seu corpo, ao entrar em contato com a pele de outros animais, como o homem, provoca uma reação urticante, que pode ser fatal.

São aproximadamente 10000 espécies, todas elas dotadas de um grau de organização e complexidade superior ao dos poríferos. Três diferenças são mais significativas entre esses dois grupos: os celenterados têm células que demonstram um grau de diferenciação e de especialização maior que o verificado nos poríferos; possuem um sistema digestivo; são providos de sistema nervoso. Pela presença do tubo digestivo, são considerados os primeiros enterozoários.
A maioria vive em ambientes marinhos, embora haja alguns exemplares de água doce. Muitos deles formam colônias gigantescas, como os corais. Possuem cores e formas diversas e muito atraentes, bastante apreciadas pelos mergulhadores. Algumas formas são livres, e se movimentam por jatopropulsão, e outras são sésseis, como os pólipos.
Um dos celenterados mais conhecidos é a água-viva (Aurelia aurita), responsável por numerosos casos de queimaduras em banhistas. Seu corpo contém mais de 95% de água, o que explica o seu nome. Outro celenterado venenoso é a vespa marinha (Chironex fleckeri), encontrada no leito do mar, na costa da Oceania. O contato da pele com esse animal pode matar um homem adulto em menos de 3 minutos.
Os recifes de corais são enormes colônias formadas por uma quantidade gigantesca de pequenos animais fixos, que crescem e se desenvolvem uns sobre os

Relacionados

  • Proriferos
    2372 palavras | 10 páginas
  • proriferos e cnidarios
    307 palavras | 2 páginas
  • psicologia do desnvolvimento
    5808 palavras | 24 páginas