proprirdades coligativas

1181 palavras 5 páginas
propriedades coligativas
Propriedades coligativas : são aquelas propriedades das substâncias puras que são modificadas quando se adiciona um soluto não volátil a elas .
Essas propriedades não são bem explicada pela natureza , mas sim pela quantidade de molécula , partícula ou átomo.
Isso significa dizer que a quantidade, e não a natureza (como tamanho, estrutura molecular ou massa), das partículas que estão juntas na solução é que irá influenciar na formação das propriedades
Para estudar tais propriedades, vamos a algumas definições fundamentais:

Solução: são misturas homogêneas em que uma substância (em estado sólido, líquido - e até mesmo gasoso) é dissolvida num líquido.

Solvente: é normalmente, o componente - líquido - de uma solução que dissolve um soluto.

Soluto: é normalmente, o componente de uma solução que é dissolvido por um solvente.

Pressão máxima de vapor: é a pressão do equilíbrio entre duas fases (líquido e vapor) medidas a 20° C. A pressão de vapor varia com a temperatura.

Ebulição: quando a pressão máxima de vapor se iguala à pressão atmosférica (o líquido ferve) a uma certa temperatura. A adição de solutos pode modificar essa temperatura.

Congelamento: é a temperatura de passagem do estado líquido para o estado sólido.

Osmose:é a passagem de um solvente de uma solução menos concentrada para uma mais concentrada através de uma membrana semipermeável
Todas as propriedades coligativas surgem da diminuição do potencial químico do líquido solvente como resultado da presença do soluto. A diminuição do potencial químico do solvente implica aumento da temperatura em que ocorrerá o equilíbrio líquido-vapor (o ponto de ebulição é aumentado) e diminui a temperatura em que ocorre o equilíbrio sólido-líquido (o ponto de fusão é diminuído).
A origem molecular da diminuição do potencial químico não está na energia de interação entre o soluto e as partículas do solvente, porque a elevação também ocorre em soluções ideais

Relacionados