propriedaes coligativas

3018 palavras 13 páginas
Propriedades Coligativas
Diagrama de fases de uma substância pura
Diagrama de fases da água

O diagrama de fases da água permite avaliar o estado físico de uma amostra de água em função da pressão e da temperatura a que está submetida. Esse diagrama também permite prever como pressão e/ou temperatura podem ser alteradas a fim de provocar mudanças de estado físico numa amostra de água. (Os eixos de pressão e de temperatura não estão em escala.)

Interpretação
Considere o diagrama de fases da água ilustrado ao lado.
Uma amostra de gelo, a 1 atm e a −18°C, temperatura típica de um freezer, é representada pelo ponto (A). Se essa amostra for deixada em um ambiente a 1 atm e 25°C, irá sofrendo gradual aquecimento, tendo sua situação modificada ao longo da linha horizontal tracejada. Ao chegar ao ponto (B), acontecerá a fusão do gelo.
Durante a fusão, a temperatura da amostra permanecerá constante em 0°C.
Completada a fusão da amostra, o aquecimento continuará, até ser atingido o ponto (C), que corresponde a água líquida, a 1 atm e 25°C. Nesse ponto, a amostra estará na mesma temperatura do ambiente e, portanto, em equilíbrio térmico com ele. Se, a seguir, essa amostra de água líquida for gradualmente aquecida, ela continuará tendo a sua situação modificada ao longo da linha horizontal tracejada e entrará em ebulição quando for atingido o ponto (D), a 1 atm e 100°C.
Durante o tempo que durar a ebulição, a temperatura permanecerá constante em 100°C.
Terminada a ebulição, se o vapor for mantido em um sistema fechado, a 1 atm de pressão, e o aquecimento continuar, será atingido, por exemplo, o ponto (E), que representa vapor de água, a 1 atm e 120°C. Se procedêssemos de forma inversa, resfriando o vapor de água do ponto (E) até o ponto (A),
Química Sem Segredos www.quimicasemsegredos.com ocorreria a condensação do vapor em (D). E o líquido proveniente dessa condensação iria se solidificar no ponto (B).
O diagrama de fases da água

Relacionados

  • propriedaes coligativas
    1601 palavras | 7 páginas
  • Propriedaes coligativas
    767 palavras | 4 páginas