Propriedades e caracteristicas do pet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10835 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Complexo Industrial Químico-Têxtil, através das duas empresas que o compõem, contará com três unidades industriais: 
Unidade de PTA
 
A planta de ácido tereftálico (PTA) da Companhia Petroquímica de Pernambuco produzirá 700 mil toneladas/ano. O PTA é a principal matéria-prima para a produção do poliéster têxtil, resinas PET, filmes fotográficos e para embalagens, além de fibras industriaisusadas na fabricação de pneus, materiais e equipamentos para o setor elétrico, automotivo e indústria do petróleo.
 
 
 
Unidade de Polímeros e Filamentos de Poliéster
Essa unidade industrial da Citepe terá capacidade para produzir 240 mil toneladas/ano, distribuída da seguinte forma:
86 mil toneladas/ano de filamento POY (Partially Oriented Yarn), tipo de filamento que se estende comfacilidade e que necessita de beneficiamento para ser utilizado em tecelagens e malharias.
 
85 mil toneladas/ano de filamento texturizado - DTY (Draw Textured Yarn). Esse produto é fabricado a partir do POY, que passa por um processo de estiragem e frisagem para dar volume e maciez ao fio. É usado para fabricação de tecidos e malhas, entre outras aplicações.
 
14 mil toneladas/ano  de FDY (Full DrawYarn), tipo de  filamento liso usado para algumas aplicações específicas no segmento têxtil, como cortinas e bancos de automóveis.
 
55 mil toneladas/ano de polímeros, produto utilizado para diversas aplicações da indústria têxtil. É matéria-prima para a produção de filamentos POY e FDY.
 
Unidade de PET                                                           
Essa outra unidade da Citepe,produzirá 450 mil toneladas/ano de resina para embalagens plásticas.






Visando garantir a máxima produtividade, minimizar a utilização de recursos naturais e elevar a confiabilidade em seus processos de produção, o Complexo Industrial Químico-Têxtil optou por tecnologias de vanguarda para todas as unidades de produção das empresas que o integram.
A Petroquímica Suaoe adotou parasua unidade de PTA adotou a tecnologia da Invista Performance Technologies (www.invista.com), que atualmente é a preferida pela maioria dos fabricantes mundiais de PTA. Das últimas dez plantas construídas, oito possuem tecnologia Invista.
   
A Citepe, para a produção de polímeros e filamentos têxteis, contará com a tecnologia Lurgi (www.lurgi.com) e TMT (www.tmt-mc.jp/index.html), duas companhiasreconhecidas no mercado mundial na fabricação desses produtos.
 
Para a planta de resina PET a Citepe contará com as tecnologias Lurgi - que também fornecerá a tecnologia da planta têxtil - e Bühler (www.buhlergroup.com), empresa suíça detentora de 75% do mercado mundial de tecnologia SSP (Policondensação em estado sólido).
 
A aquisição da mesma tecnologia para a produção de polímeros têxteis ede embalagens acarretará em ganhos econômicos significativos na fase de projeto, operação e manutenção das plantas.
 
 

http://www.petroquimicasuape.com.br/site/?d=2



UM MÓDULO DE QUÍMICA VERDE

Uso Sugerido: Disciplina de Química Industrial, durante discussões sobre a indústria petroquímica e/ou polimerizações industriais ou em tópicos de uma disciplina de polímeros que abordampetroquímicos como matéria-prima.

Voltar para o Módulo Verde para Química Industrial [pic]
[pic]

Petretec – A Tecnologia da Dupont para Regeração de Poliésteres


Trudy A. Dickneider, Ph.D., Department of Chemistry, University of Scranton

dickneidert1@scranton.edu
Introdução
O polietileno tereftalato (PET) é o mais importante poliéster comercial. Nos Estados Unidos e Canadá, sãoproduzidas cerca de 1,8 milhões de ton/ano a partir de matéria-prima petroquímica.1 Suas propriedades características são a razão de sua grande utilização. Como o PET é mais forte do que o algodão e a celulose e se mistura muito bem com fibras de algodão, ele é usado em fibras. Tecidos feitos com essas fibras são mais resistentes ao enrugamento (amassam menos). Essas fibras são popularmente...
tracking img