Propriedades mecanicas dos materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (598 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Propriedade Mecânica dos Materiais
As propriedades mecânicas dos materiais definem o comportamento do material (resposta) quando sujeito a cargas externas, sua capacidade de resistir ou transmitiresses esforços sem se fraturar ou deformar de forma incontrolada. Por exemplo, na área da Engenharia civil  vemos que uma treliça plana esta sujeito a esforços normais (tração ou compressão) queincidem em seus nós, ou uma viga submetido a uma força vertical que tende a fletir o material, analogamente podemos pensar na área da mecânica  um elevador que é “sustentado” por um cabo de aço ,que  paradeslocar(movimentar) certas cargas é submetido a um esforço de tração nos cabos ,ou também uma simples bricandeira de criança  o “cabo de guerra”  ambas as situações obviamente submetendo a esforçosque tendem a alongar estes cabos. Portanto existe a necessidade do conhecimento das propriedades de um material, e a seleção correta dos mesmos para os fins industriais ao qual se destinam.Todos osmateriais (estrutura) estão sujeito a algum tipo de esforço, são eles; tração, compressão, cisalhamento, flexão e torção.
Em tais situações é necessário conhecer as características do material e projetaro elemento estrutural a partir do qual ele é feito de tal maneira que qualquer deformação não seja excessiva e que não ocorra fratura.
Algumas propriedades mecânicas importantes que podemos citarsão; elasticidade, plasticidade, dureza, resiliência, ductibilidade, tenacidade, etc.

Elasticidade/comportamento elástico
Vimos que todo material quando submetido a solicitações externas deforma-se,o comportamento elástico de um material é a capacidade que o mesmo tem em retornar sua forma e dimensões originais quando retirado os esforços externos sobre ele.
Plasticidade /comportamento plásticoO material já não consegue recuperar sua forma e dimensões originais pois o mesmo é submetido a tensões que ultrapassam um certo limite (chamada de limite elástico) no qual o material sofre um...
tracking img