Propriedades mecanicas dos materiais ceramicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1745 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA

Propriedades mecânicas dos materiais cerâmicos

Professor Osmar Roberto Bagnato

Nomes:
Julio Aparecido Marques Gonçalves RA:004201100521
Pedro Cecatto Nascimento RA:004201100555
Perseu Prudenciano de SouzaRA:004201100223
Ricardo Lessio Nobre RA:004201100410
Victor Porcelli RA:004201100412

Sumário

1 Introdução4
2 Microestruturas dos cerâmicos4
3 Resistência Mecânica5
4 Modulo de elasticidade7
5 Propriedades térmicas e elétricas7

1. INTRODUÇÃO
Otermo "cerâmico" vem da palavra grega "keramikos", que significa "matéria-prima queimada". Nos últimos 50 anos, os materiais mais importantes.
que se enquadram nessa categoria eram conhecidos por "cerâmicos tradicionais" e eram aqueles para os quais a matéria-prima é a argila; os produtos.
cerâmicos utilizados no dia-a-dia pela população são: tijolos, porcelanas, telhas e azulejos e ainda osvidros que são cerâmicos de altas temperaturas.
Hoje em dia os cerâmicos são muitos mais utilizados em suas novas vidas, as industrias de componentes eletrônicos, computadores, comunicação e a industria aeroespacial e uma gama de outras industrias dependem do uso desses materiais.

2. MICROESTRUTURAS DOS CERÂMICOS
Sabemos que as propriedades dos materiais não dependem somente dos elementosque os compõe, mas também da forma com que tais elementos estão organizados. Esse arranjo pode ser definido na forma de como o material é produzido, matérias-primas utilizadas, relações de equilíbrio e temperatura nos processos de fabricação. Tais características definem o arranjo das moléculas dos materiais.
Nos materiais cerâmicos os pontos mais importantes são: porosidade, tamanho de grãos efases presentes. O tamanho do grão pode afetar as propriedades, por exemplo, materiais cerâmicos com grãos policristalinos finos são mecanicamente mais fortes que os materiais com grãos mais grosseiros.
A porosidade está quase sempre presente nos materiais cerâmicos produzidos através de compactação de pós e sinterização. Os poros são caracterizados pelo seu volume e tamanho, forma esua distribuição. A porosidade pode variar de zero a 90% do volume do material, influenciando propriedades como, por exemplo, condutividade elétrica e térmica. As variações de estrutura dos poros podem apresentar importantes modificações na sinterização (processo onde pós são compactados e recebem tratamento térmico em que a temperatura é sempre abaixo da temperatura de fusão e que altera a estruturamicroscópica do elemento, obtendo-se uma peça sólida), crescimento de grão e deformação em altas temperaturas.
Um dos métodos de caracterização é a "porosidade aparente" que são os poros existentes na superfície do material, poros abertos, tais poros podem afetar propriedades como a permeabilidade, reações catalíticas e químicas do material. Podemos diminuir a quantidade de poros abertos através da queimado material, onde a fração de poros diminui, nesse processo alguns poros abertos são eliminados diretamente e alguns são transformados em poros fechados. O número de poros fechados inicialmente aumenta e depois passa a diminuir.
A porosidade tem grande influência nas propriedades dos materiais cerâmicos. O processo de sinterização afeta diretamente a densidade do material que por sua vez mudamuito de acordo com a temperatura com que essa sinterização foi realizada. Com um material menos poroso, por exemplo, a densidade é maior e essa característica influencia propriedades como dureza e resistência à flexão.
Outra características dos materiais cerâmicos que definem seu comportamento são as fases presentes em sua estrutura. Assim como nos metais, muitas fases cerâmicas são...
tracking img