Propriedades intensivas e extensivas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As propriedades intensivas são propriedades físicas que não dependem da extensão do sistema, isto é, são independentes do tamanho ou da quantidade de matéria de um dadosistema. Já as propriedades extensivas, tal como o nome indica, dependem da extensão do sistema, isto é, variam de forma proporcional com o tamanho ou a quantidade de matériaexistente num dado sistema.

A seguir são apresentados alguns exemplos de propriedades intensivas e extensivas, com os respectivos símbolos e unidades SI entre parênteses:Propriedades intensivas: temperatura (T em K), pressão (p em Pa), massa volúmica (ρ em kgm-3), ponto de fusão (T em K), ponto de ebulição (T em K).
Propriedades extensivas:massa (m em kg), volume (V em m3), quantidade de substância (n em mol), energia interna (U em J), entalpia (H em J), entropia (S em J/K), capacidade calorífica (Cp ou CV em J/K),energia de Gibbs (G em J).

Quando se exprime uma propriedade extensiva em função de outra propriedade extensiva, obtém-se uma propriedade intensiva. Por exemplo, quando seexprimem as propriedades termodinâmicas entalpia ou entropia em função da quantidade de substância, obtêm-se as respectivas propriedades intensivas entalpia molar e entropiamolar, com unidades SI de Jmol-1.

Da mesma forma, se a entalpia ou a entropia, por exemplo, forem expressas em função da massa do sistema, obtêm-se as propriedadesintensivas entalpia e entropia específicas com unidades SI de Jkg-1. Outros exemplos de propriedades intensivas obtidas por combinação de propriedades extensivas incluem o volume molar(Vm em m3mol-1), o volume específico (v em m3kg-1), a massa molar (M em kgmol-1) ou a capacidade calorífica específica (cp ou cV em JK-1kg-1) e molar (Cp ou CV em JK-1mol-1).
tracking img