Propriedades fisicas e quimicas dos alcanos e alcenos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENGENHARIA QUÍMICA – EQ4N

EXTRAÇÃO LIQUIDO-LIQUIDO COM SOLVENTE ORGÂNICO

Relatório do Curso de Graduação em Engenharia Química apresentado ao Centro Universitário Vila Velha - UVV, como parte das exigências da Disciplina Laboratório de Química orgânica experimental I, sob orientação do Professor Jose Júlio Garcia de Freitas.

MARÇO – 2012
Índice.

* 1)Introdução........................................................................................4
* 2) Objetivos...........................................................................................8
* 3) Experimental.....................................................................................9
* 3.3 Procedimentos.................................................................................10* 4) Resultados e Discussões................................................................11
* 5) Conclusão.........................................................................................
* 6) Referências Bibliográficas..............................................................

1. Introdução
A Operação de Extração é também uma operação de separação/purificaçãomuito comum a nível industrial. Na extração, a separação do soluto da mistura de alimentação é promovida pela adição de outro composto (um terceiro composto no caso da alimentação ser uma mistura binária), o qual designamos por solvente.
O conceito de extração aplica-se quer a alimentações (misturas) sólidas, quer líquidas, às quais se pretende retirar o soluto, seja para o obter num estado maispuro por constituir o produto objeto do processo, seja por corresponder a uma impureza da alimentação que é necessário eliminar.
Nesta secção trataremos exclusivamente da extração líquido/líquido (alimentação líquida). Se a alimentação for uma mistura sólida o processo designa-se por lexiviação (leaching) ou extração sólido/líquido. Contudo, os mecanismos físico/químicos subjacentes são iguaisnos dois casos.
A extração (líquido/líquido e sólido/líquido) é muito comum no tratamento de minérios mas também na indústria alimentar, farmacêutica e de cosmética e na produção de óleos essenciais, assim como na purificação de correntes efluentes com vista a retirar contaminantes indesejados e tóxicos, que já existem em muito pequena quantidade, como por exemplo na remoção do fenol na produção depolicarbonato.
Na Extração Líquido/Líquido a separação está relacionada com a distribuição diferenciada do soluto pelas duas fases imiscíveis (ou parcialmente miscíveis) em contato. A alimentação líquida é misturada com o solvente da extração e o soluto dessa alimentação vai distribuir-se de forma desigual entre o solvente que se adicionou e o diluente da alimentação, passando,preferencialmente, para o novo solvente que se adicionou. Solvente e diluente devem ser o mais imiscível possível (total ou parcialmente imiscíveis). A transferência de massa do soluto deve dar-se da solução de alimentação para a fase do solvente.
É possível estabelecer um paralelismo entre Extração Líquido/Líquido e Destilação. Em ambos os casos o soluto passa da fase de alimentação (corrente líquida) para aoutra fase que se adiciona ou forma no processo (líquido ou vapor, respectivamente). O agente da separação na extração é o novo líquido/solvente que se adiciona, enquanto que na destilação é o calor que se fornece ao processo, o qual dá origem a uma nova fase, desta vez vapor. Assim, a extração é, normalmente, uma operação isotérmica enquanto na destilação existe, necessariamente, variação detemperatura ao longo do processo.
Tabela 1: Comparação Extração/Destilação.
                Extração |                  Destilação |
1. Extração é a Operação Unitária na qual os constituintes da mistura líquida são separados através da adição de um solvente líquido insolúvel. | 1. Os constituintes da mistura líquida são separados pela adição de calor. |
2. A Extração usa a diferença de...
tracking img