Propriedades fisicas dos minerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2217 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Propriedades Físicas dos Minerais

As propriedades físicas dos minerais são o resultado direto de sua composição química e de suas características estruturais. Com, freqüência estas propriedades são suficientes para a identificação de um mineral desconhecido e, pela facilidade de seu estudo, são de emprego corriqueiro por mineralogistas, tanto no campo como em laboratório.

Acatassolamento:Alguns minerais apresentam, sob a luz refletida, uma aparência sedosa que resulta de muitas inclusões dispostas paralelamente a uma direção cristalográfica. Quando se lapida uma gema, na forma de cabuchão, de um mineral destes, ele é cruzado por um feixe de luz que forma ângulos retos com a direção das inclusões, é exibida pelo olho-de-gato, uma variedade gemológica do crisoberilo.

Asterismo:Alguns cristais, especialmente os do sistema hexagonal, quando vistos na direção do eixo vertical, mostram raios de luz como uma estrela. Este fenômeno, chamado asterismo, origina-se de peculiaridades de estrutura ao longo das direções axiais ou de inclusões dispostas em ângulos retos quanto a estas direções. O exemplo notável é a safira astérica ou estrelada.

Condutividade Elétrica: É a grandezaque exprime a capacidade de um mineral que transmitir a corrente elétrica. O caráter direcional desta condutividade é de grande importância na fabricação de diodos de silício e de germânio, usados para retificar a corrente alternada. O grau de condutividade varia grandemente de acordo com a direção cristalográfica. Assim, orientado cristalograficamente na melhor direção, o pequeno pedaço desemimetal tem um desempenho ótimo.

Condutividade Térmica: A condutividade térmica é a habilidade do mineral em conduzir calor. Ela é uma propriedade vetorial e depende da estrutura interna do cristal. Todos os sistemas, fora o sistema cúbico, são anisotrópicos, ou seja: o calor propaga-se com maior velocidade numa direção e menor velocidade em outra. Sennarmon, através de uma experiência simples foiquem constatou isso. Ele cobriu com cera um cristal de Gipsita e com a ponta de uma agulha aquecida ele tocou esse cristal. Formaram-se elipses provando que o calor propagou-se com maior velocidade numa direção e menor em outra. Quando fez o mesmo teste com o vidro, formaram-se círculos, ou seja, o calor propagou-se igualmente em todas as direções. Em minerais, usa-se a escala de temperaturaabsoluta, o Kelvin.

Diafaneidade: é a propriedade de alguns minerais de permitirem a passagem de luz. Os seguintes termos exprimem o grau de passagem de luz nos minerais:
• Hialinos: através dos quais os objetos são visíveis sem modificação de cor. (ex. halita, quartzo hialino)
• Transparente: um mineral é transparente se o contorno de um objeto visto através dele é perfeitamentevisível. (ex: quartzo, topázio)
• Translúcido: um mineral é translúcido se a luz chega a atravessá-lo, não podendo, porém, os objetos serem vistos através dele. Hialinos: através dos quais os objetos são visíveis sem modificação de cor. (ex. halita, quartzo hialino)
• Opaco: um mineral é opaco se a luz não o atravessar, mesmo em suas bordas mais delgadas . (ex: pirita, ouro).
Dupla Refração:Quando um raio de luz penetra em um mineral ele se desdobra em dois raios, cada um viajando com velocidade e direção diferentes. A dupla refração ocorre na maioria dos minerais não isométricos, mas geralmente é muito fraca para poder ser observada. Uma exceção notável é a calcita de qualidade ótica (espato de Islândia), que possui dupla refração forte.
Embaçamento: Diz-se que um mineral exibeembaçamento quando a cor da superfície difere da do interior. Os minerais de cobre, a calcocita, a bornita e a calcoprita mostram com frequência o embaçamento depois que superfícies recentes foram expostas ao ar.
Flexibilidade: É um dos termos usados para descrever um determinado tipo de tenacidade dos minerais. É quando finas camadas curvam-se sem chegar a romper-se e não recuperam sua forma,...
tracking img