Propriedades fisicas da materia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇAO
Propriedades físicas da matéria
As propriedades físicas não envolvem qualquer mudança na composição ou identidade
da substância, isto é, são propriedades que podem ser observadas emedidas sem modificação de sua composição. As propriedades físicas podem ser classificadas como extensivas ou intensivas. As propriedades extensivas são diretamente proporcionais à quantidade dematéria da substância presente da amostra, I n t r o d u ç ã o enquanto que as intensivas independem da quantidade de matéria. Temperatura (T), pressão (p), cor e densidade (d) são propriedades intensivas,enquanto que massa (m) e volume (V) são propriedades extensivas.
Um corpo pode ser ententido como uma porção limitada de matéria. Uma pedra, uma árvore, um animal, um planeta ou uma estrela sãoexemplos de corpos.
A massa pode ser definida como a quantidade de matéria existente num corpo. Amassa de um corpo pode ser expressa em unidades como miligrama (mg), grama (g), quilograma (Kg), outonelada (t).
As medidas de volume possuem grande importância nas situações envolvendo capacidades de sólidos. Podemos definir volume como o espaço ocupado por um corpo ou a capacidade que ele tem decomportar alguma substância. Da mesma forma que trabalhamos com o metro linear (comprimento) e com o metro quadrado (comprimento x largura), associamos o metro cúbico a três dimensões: altura xcomprimento x largura. De acordo como Sistema Internacional de medidas (SI), o metro cúbico é a unidade padrão das medidas de volume. Um metro cúbico (1m³) corresponde a uma capacidade de 1000 litros. Essarelação pode ser exemplificada em conjunto com a Geometria, através de um cubo com arestas medindo 1 metro.
A densidade é uma propriedade física importante e pode ser utilizada para distinguir ummaterial puro de um impuro. A densidade absoluta (ρ) de uma substância é definida [2]
como a relação entre a sua massa e o seu volume:
ρ = m/v
A densidade absoluta é também uma propriedade...
tracking img