Propriedades dos materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROPRIEDADES DOS MATERIAIS

2.1 PROPRIEDADES MECÂNICAS
São àquelas que definem o comportamento do material segundo um determinado esforço a que ele pode ser submetido. O conjunto de propriedades mecânicas é baseado nas seguintes características do material:

Resistência mecânica: É a propriedade apresentada pelo material em resistir a esforços externos, estáticos ou lentos. Tais esforçospodem ser de natureza diversa, como sejam: tração, compressão, flexão, torção, cisalhamento.

Elasticidade: Propriedade apresentada pelos materiais em recuperar a forma primitiva tão depressa cesse o esforço que tenha provocado a deformação.
A deformação elástica é reversível e desaparece quando a tensão aplicada é removida.

Esforços mecânicos aos quais os corpos estão sujeitos.Plasticidade: É a propriedade que apresentam certos materiais de se deixarem deformar permanentemente assumindo diferentes tamanhos ou formas sem sofrerem rupturas, rachaduras
ou fortes alterações de estrutura quando submetidos a pressões ou choques compatíveis com as suas propriedades mecânicas. A plasticidade é influenciada pelo calor (o aço ao rubro torna-se bastante plástico).
O inverso daplasticidade é a fragilidade ou quebrabilidade; assim, um material é dito frágil ou quebradiço quando o mesmo ao romper-se apresenta uma pequena deformação.
A plasticidade pode ser subdividida em:

=> Maleabilidade: É a maior ou menor facilidade apresentada pelo material em se deformar sob ação de uma pressão ou choque, compatível com a sua resistência mecânica.
Um material é maleável quando sob açãodo laminador ou do martelo da forja, não sofre rupturas ou fortes alterações na estrutura (endurecimento inadmissível).
A maleabilidade pode ser a quente ou a frio. Se a maleabilidade a frio é muito grande o material é chamado plástico.

=> Ductilidade: É a capacidade que os materiais possuem de se deformar plasticamente até a ruptura. Deformação plástica é aquela que impõe ao material umadeformação permanente.
Assim sendo, o seu valor pode ser expresso como alongamento e nas mesmas unidades de deformação. Um comprimento comum (embora não universal) para a medida do alongamento é 50mm. Como mostrado na Figura a seguir, o comprimento considerado é importante, pois a deformação plástica normalmente é localizada.
Uma segunda medida da ductilidade é a estricção que é a redução naárea de seção reta do corpo, imediatamente antes da ruptura. Os materiais altamente dúcteis sofrem grande redução de área da seção reta antes de romper, Este índice é sempre expresso em porcentagem e é calculado como se segue:

Corpo de prova sujeito ao alongamento.

Dureza: É definida pela resistência da superfície do material à penetração, ao desgaste, e ao atrito, embora a primeira definiçãoseja a mais comumente aceita. Como se pode esperar, a dureza e a resistência à tração estão intimamente relacionadas. A determinação da dureza é obtida a partir de uma série de ensaios destinados especificamente para tal intento.

Fluência (creep): Fenômeno de alongamento contínuo e que pode conduzir à ruptura é denominado fluência. Esta característica é típica de materiais ferrosos quandosubmetidos a cargas de tração constantes por longo tempo a elevadas temperaturas.

Resiliência: É a maior ou menor reação do material `as solicitações dinâmicas, isto é, a propriedade do material resistir a esforços externos dinâmicos (choques, pancadas, etc.) sem sofrer deformação permanente.

Tenacidade: É dada pela energia consumida para fraturá-lo. Em outras palavras, tenacidade mede acapacidade que o material tem de absorver de energia até fraturar-se incluindo a deformação elástica e plástica quando essa energia é absorvida progressivamente.
A tenacidade é, pois, medida pela área total do diagrama tensão-deformacão.

2.2 PROPRIEDADES TECNOLÓGICAS
São as que conferem ao material uma maior ou menor facilidade de se deixar trabalhar pelos processos de fabricação usuais. As...
tracking img