Propriedades do oxigenio, peroxido e do co2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2909 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Introdução
O oxigênio é o elemento mais abundante na crosta terrestre, quer em porcentagem de átomos (53%), quer em porcentagem de massa (49%).Ele ocorre livre (sem combinar-se) na atmosfera, porém, combina-se com o silício, alumínio e outros elementos em várias rochas e minerais. Naturalmente aparece em 3 isótopos estáveis:
• 16,O8 g/ mol [mais abundante (99,8%)];
• 17,O8 g/mol;
• 18,O8g/mol;
Geralmente aparecem como molécula diatômica O2 (dioxigênio), é geralmente um gás incolor e inodoro, em temperatura e pressão ambientes. Em forma líquida condensado a 90K é levemente azulado, solidifica a 55K dando um sólido de coloração azulada. O oxigênio é naturalmente apolar, devido aos dois átomos idênticos em suas propriedades, é uma molécula de baixa massa molecular, com isso tempoucas forças de atração entre as moléculas de dioxigênio, que, por conseguinte, terá pontos de fusão e de ebulição muito baixos.(1)
Já a outra manifestação do oxigênio é em forma de ozônio (trioxigênio), é o alótropo termodinamicamente instável do oxigênio. É um gás com coloração azul-clara, com um forte odor irritante a altas concentrações, e extremamente tóxico: o teor máximo permitido paraexposição contínua é da ordem de 0,1 ppm. O gás é produzido em regiões que libere energia para a reação endotérmica, os equipamentos eletrônicos como fotocopiadoras e impressoras a laser tem sido indicados como os vilões pela alta concentração de ozônio em alguns escritórios, por possuírem uma alta tensão promovendo a energia necessária para essa reação. Uma forma conveniente de se produzir o ozônio épassar oxigênio por um campo elétrico de 10 a 20 kV; assim, muitos purificadores de água domésticos que confiam no poder antibactericida do ozônio são normalmente encontrados no mercado. Na França o trioxigênio é usado para a purificação de águas públicas e piscinas, com a vantagem de se decompor rapidamente a oxigênio normal. Porém essa mesma rápida decomposição significa que a sua ação não éduradoura, de modos a que outros países continuam a utilizar o cloro.
A reação ocorrida é:
3O2 + corrente elétrica à 2O3 (altamente endotérmica ΔG°=326; ΔH°=286kJ)
Essa forma de produção do ozônio é reversível, e atinge o equilíbrio quando a concentração de ozônio atinge 10%.
Na baixa atmosfera, onde é perigoso à saúde, o ozônio é produzido principalmente à partir dosgases emitidos pelos escapamentos de veículos:
NO2 + UV à NO + O
O + O2 à O3
Na alta atmosfera o dioxigênio absorve a radiação ultravioleta de comprimentos de ondas mais curtos:
O2 + UV curto à 2O
E o oxigênio se combina com o dioxigênio formando o ozônio:
O + O2 à O3
Que por sua vez absorve o ultravioleta de comprimento de onda mais longo, convertendo-se de volta aoxigênio:
O3 + UV longo à O2 + O
O3 + O à 2O2
Dessa forma o oxigênio e o ozônio na estratosfera terrestre acaba formando uma barreira protetora à vida no planeta. Entretanto, a química da atmosfera é tão complicada como qualquer outra química, e muitos agentes que ocorrem como traço elementos ou compostos, interferem com o ciclo do ozônio, destruindo-o.
Uma terceira variedade alotrópicado oxigênio líquido e gasoso é o O4 e parece ser um dímero(o dobro da molécula) do O2 . É possível prever a formação dessa molécula por causa dos dois elétrons isolados no O2 , mas a energia de dissociação de O4 parece ser extremamente baixa.(2)
Já o dióxido de carbono, também conhecido como gás carbônico e anidro carbônico, é um composto químico formado por dois átomos de oxigênio e um decarbono. Sua fórmula química é CO2, constituído por moléculas de geometria linear e de caráter apolar, possuindo atrações intermoleculares fracas, e em temperatura ambiente é um gás com odor irritante e incolor.
É um gás com grande importância para o reino vegetal, pois é utilizado na realização da fotossíntese das plantas (processo em que as plantas transformam a energia solar em energia...
tracking img