Propriedades coligativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Propriedades coligativas

Existem quatro propriedades coligativas das soluções que dependem da quantidade de partículas de soluto dissolvidas em uma certa quantidade de solvente, mas não da natureza dessas partículas dissolvidas. Elas são conhecidas como propriedades coligativas, palavra que vem do latim co, que indica participação simultânea, e ligare, que significa unir, ligar. As quatropropriedades coligativas existentes são o abaixamento da pressão de vapor, o aumento da temperatura de ebulição, o abaixamento da temperatura de solidificação e a tendência do solvente de atravessar determinada membrana de permeabilidade seletiva. Uma partícula de soluto pode ser íon ou molécula.

Evaporação de líquidos puros
Um recipiente contendo água líquida, depois de algum tempo evapora, aofecharmos o recipiente, a evaporação não ocorrerá com a mesma intensidade. Agora a fase líquida estará em permanente contato com a fase vapor. Nesse momento o líquido está em equilíbrio dinâmico com o vapor. Aqui o vapor exerce sobre o líquido a pressão máxima de vapor (maior pressão possível). Pressão máxima de vapor de um líquido é a pressão que seu vapor exerce, num recipiente fechado, quandoestá em equilíbrio com o líquido, a uma certa temperatura. Quanto maior a temperatura, maior a pressão de vapor de uma substância. Quanto mais volátil de uma substância maior é a sua pressão de vapor, a uma mesma temperatura, líquidos mais voláteis têm maior pressão de vapor, ou seja, entram em ebulição antes. Maior pressão de vapor implica atingir o ponto de ebulição mais rápido. Líquidosdiferentes possuem pressões de vapor diferentes, consequência das maiores ou menores forças de atração entre as moléculas dos líquidos. Temperatura de ebulição (também chamada de ponto de ebulição) é aquela na qual a pressão de vapor de um líquido é igual à pressão externa exercida sobre o líquido. Quanto maior a pressão externa, maior a temperatura de ebulição Locais situados ao nível do mar têmpressão atmosférica maior e a temperatura de ebulição é maior do que em locais com maior altitude em onde a pressão atmosférica é menor. Assim o tempo de cozimento dos alimentos aumenta quando a pressão externa diminui.
Ebulição de líquidos puros
Para que um liquido entre em ebulição, é necessário que sua pressão de vapor seja igual à pressão atmosférica (é a pressão que atua sobre a superfícieliquida), Assim, a temperatura na qual um liquido entra em ebulição depende da pressão exercida sobre ele. Quando a água é aquecida, suas moléculas ganham energia suficiente para evaporar e formar bolhas de vapor d’água. Antes que o ponto de ebulição seja alcançado, a pressão de vapor d’água no interior das bolhas é menor que a pressão atmosférica. Como resultado as bolhas são esmagadas. No ponto deebulição a pressão de vapor d’água no interior das bolhas é igual ou maior que a pressão atmosférica. Como resultado, as bolhas de vapor d’água podem se formar, chegar à superfície e escapar.
Congelamento dos líquidos puros
O ponto de congelamento das Propriedades Coligativas é definido como a temperatura constante na qual uma substância muda de estado físico, passando do seu estado líquidopara o seu estado gasoso. Todo líquido puro apresenta um ponto de congelamento característico. Por exemplo, o ponto de congelamento da água pura ocorre a uma temperatura de 0ºC. Quando um soluto é adicionado a um líquido puro, o seu ponto de congelamento diminui, pois o soluto não se liga às moléculas dos solventes no estado sólido, o que faz com que estas estejam menos disponíveis à mudança deestado físico. Esta propriedade coligativa é conhecida como crioscopia.
Solução de solutos não-voláteis e não-iônicos
Quando fazemos a análise química de um líquido em estado puro e da solução desse mesmo líquido e constatamos que houve mudanças no comportamento do líquido devido à presença do soluto, dizemos que ocorreram mudanças nas propriedades coligativas desse líquido. Um exemplo: quando...
tracking img