Propriedades coligativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA AMÉLIA DE CASTRO MONTEIRO

TRABALHO
DE
QUÍMICA

NOME: ISABELA SANTOS DA COSTA
TURMA: 3º ANO
TURNO: NOITE

INTRODUÇÃO

As propriedades coligativas são características físicas de uma solução, que podem ser alteradas com a adição de soluto na solução. A adição de soluto em uma solução ocasiona: redução da sua pressão de vapor, elevação da sua temperaturade ebulição (Tb), redução da sua temperatura de congelamento (Tc). A redução da pressão de vapor é ocasionada devido à adição de soluto em uma solução, isto ocorre devido ao aumento da desordem das moléculas dificultando a “fuga” das partículas, que é mais espontânea quando o solvente está puro ou com menos soluto possível (menor quantidade de partículas). A lei de Raoult afirma que a pressãoparcial de cada componente em uma solução ideal é dependente da pressão de vapor dos componentes individuais e da fração molar dos mesmos componentes. Com o aumento do número de partículas em uma solução, diminui a contribuição individual de cada componente na pressão de vapor, já que a uma redução na fração molar de cada componente na medida em que se adicionam mais componentes. Se um soluto tempressão de vapor zero e é dissolvido em um solvente, a pressão de vapor da solução final será menor que o do solvente puro.
A crioscopia é a propriedade coligativa em que estuda a diminuição da temperatura descongelamento, por exemplo, em um solvente puro à adição de um soluto não-volátil irá diminuir a temperatura de congelamento da solução. Essa propriedade pode ser explicada quando se adiciona umsoluto não-volátil a um solvente, as partículas deste soluto dificultam a cristalização do solvente dando origem à propriedade crioscopia, por exemplo, a água poluída possui partículas não-voláteis que dificultam o congelamento da água, já a água pura, isenta de corpo estranho, cristaliza-se mais rapidamente.

São chamadas de propriedade coligativas das soluções aquelas que se relacionamdiretamente com o número de partículas de soluto que se encontram dispersas (dissolvidas) em um determinado solvente.Durante o estudo de cada umas das propriedades coligativas, será necessário sempre comparar o comportamento da solução com o respectivo solvente puro.Para ilustrar um exemplo de tal comparação, verifique que ao se aquecer a água pura, ao níveldo mar, a temperatura de ebulição da água(solvente puro) é igual a 100ºC. No entanto, quando seaquece uma solução aquosa de NaCl, percebe-se que o ponto de ebulição da água sofre umaumento.A elevação do ponto de ebulição da água na solução aquosa foi ocasionada pela presença dosoluto. Com isso, percebe-se que a adição de um soluto irá produzir efeitos em alguma propriedadesfísicas de um solvente, que são: aumento do ponto de ebulição,diminuição do ponto decongelamento, diminuição da pressão de vapor, aumento da pressão osmótica.Tais efeitos são conhecidos como efeitos coligativos, dependem exclusivamente deconcentração (quantidade) de partículas que sem encontram dispersas em um solvente. Os efeitoscoligativos definem as quatro propriedades coligativas importantes que serão apresentadas emnosso estudoSão elas:

 
Tonoscopia

 Ebulioscopia

 
Crioscopia

 
Osmometria

Propriedades Coligativas são aquelas propriedades das substâncias puras que são modificadas quando se adiciona um soluto não volátil a elas.
Essas propriedades, portanto, não são explicadas pela natureza da substância, mas sim pela quantidade de suas moléculas, partículas ou átomos.
O estudo das quatro propriedades coligativas (Tonoscopia,Ebulioscopia, Crioscopia e Osmose) permite responder e entender questões como:
• Por que se acrescenta sal ao gelo para gelar cerveja em lata?
• Por que, acrescentando sal ou açúcar a uma quantidade de água que está iniciando fervura, ela para de ferver?
• Por que as águas dos oceanos não congelam totalmente, mesmo em locais muito frios, com a temperatura abaixo de 0°C?
• O que acontece quando...
tracking img