Propriedades coligativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O CONGELAMENTO DE LÍQUIDOS PUROS
- Congelamento da água pura

A variação da temperatura de congelamento da água pura é bem pequena em função da pressão externa, diferentemente do ponto deebulição.



760 mmHg


liquido



0ºC

- Ponto triplo da água (diagrama de fases)

Juntando os gráficos de ebulição e congelamento da água em diferentes pressões, obtemos a seguinterepresentação.



É importante notar a existência do ponto de pressão 4,579 mmHg e temperatura de 0,01 ºC, a água pode ser encontrada simultaneamente nos estados sólido, líquido e gasoso. Empressões abaixo de 4,579 mmHg não é possível existir água em estado líquido, pois com o aquecimento a água sublima, ou seja, passa do estado sólido direto para a forma de vapor de água.

- ExercíciosPág. 69
a) b) c) 11) 12) 14) 15)

SOLUÇÕES DE SOLUTOS NÃO VOLÁTEIS E NÃO-IÔNICOS

A adição de solutos não voláteis a um solvente alteram o diagrama de fases, pois as partículas do soluto“atrapalham” a movimentação das partículas do solvente e alteram a pressão máxima de vapor, a temperatura de ebulição e a temperatura de congelamento da solução.


Fatos importantes:
1º - abaixamento dapressão máxima de vapor (p0 para p); p0 – p = Δp (abaixamento absoluto); Δp/p0 (abaixamento relativo = efeito tonoscópico ou tonoscopia).

2º - aumento da temperatura de ebulição (θ0 para θe); θe -θ0 = Δθe (elevação da temperatura de ebulição da solução, chamado de efeito ebulioscópico ou ebulioscopia).

3º - diminuição da temperatura de congelamento (θ0 para θc) θ0 – θc = Δθc (abaixamento datemperatura de congelamento da solução, chamado de efeito crioscópico ou crioscopia).

LEI DE RAOULT

Dissolvendo-se 1 mol de qualquer soluto, não-volátil e não-iônico, em 1 kg de solvente,observa-se sempre o mesmo efeito ebulioscópico ou tonoscópico ou crioscópico.

• efeito tonoscópico  Δp/p0 = Kt . W (Δp/p0 = efeito tonoscópico; Kt = constante tonoscópica molal do solvente; W =...
tracking img