Propriedades coligativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
De
Química

Introdução

Propriedades Coligativas são aquelas propriedades das substâncias puras que são modificadas quando se adiciona um soluto não volátil a elas, o presente trabalho vem a abordar três das quatro propriedades: Tonoscopia que é o estudo da diminuição da pressão máxima de vapor de um solvente causada pela adição de um soluto não-volátil, Crioscopia que é oestudo da diminuição do ponto de congelamento de um líquido, e a Osmose que é a passagem do solvente de uma solução já diluída para outra com maior concentração.
Além dessas propriedades serão abordados Difusão que é o movimento livre de partículas contidas em uma solução e a equação de Clapeyron que relaciona as Leis de Boyle, Charles Gay-Lussac.

Osmose

Osmose  é a passagem do solvente  deuma região pouco concentrada em soluto para uma mais concentrada em soluto, sem gasto de energia.
Podemos observar este processo quando temperamos uma salada de tomate com sal, por exemplo. Logo após um tempo há o acumulo de uma solução aquosa no recipiente, que é a água que as células perderam para o meio, que estava hipertônico em relação à célula.
Para entender a osmose é necessário saber osseguintes conceitos:
Solução hipertônica: Solução que está mais concentrada em soluto que o meio;
Solução hipotônica: Solução que está menos concentrada em soluto que o meio;
Solução Isotônica: Quando a concentração de soluto na célula e no meio são iguais.
Pressão osmótica
Quando temos um sistema hipotético à 20ºC, com dois compartimentos separados por uma membrana semipermeável, e em umcompartimento temos água pura e no outro uma solução, chamamos de Pressão Osmótica a força que deverá ser aplicada para parar a osmose neste sistema.
A pressão osmótica também está relacionada com o turgor da planta, crescimento e movimentação, além de outras atividades.
Energética
A osmose ocorre de um local onde o solvente tem um alto potencial químico para um local com solvente de baixopotencial químico. O potencial químico aumenta com a temperatura e com a pressão, diminuindo com a concentração do soluto.
Os conteúdos celulares também estão sob Pressão de Parede, que aumenta a energia livre da célula.
O potencial químico φ do solvente (ou potencial de água da célula) nos mostra a direção da difusão. A osmose sempre acontecerá no seguinte sentido:

φ A -> φ B
->

φassume sempre um valor negativo, sendo o valo zero para a água pura e é o resultado da interação da Pressão de Parede (Pw) com o Potencial Osmótico (π), logo:
φ = π + Pw
O potencial osmótico está relacionado com a energia livre da célula.
Na região de absorção de água na planta, ou seja, na raiz, o valor de ψ é mais alto que nas folhas, o que promove a movimentação de água no xilema, do solo atéas folhas para que ela faça a fotossíntese.
Apesar das condições nas plantas estarem sempre em equilíbrio, ela está sempre absorvendo e perdendo água.
Difusão

A difusão é o movimento livre de partículas contidas em uma solução, distribuindo-se uniformemente nela.
A difusão acontece a favor de um gradiente de concentração, ou seja, de uma região muito concentrada de alguma molécula para umapouco concentrada e esse transporte não envolve gasto de energia. Em sistemas físicos um aumento na temperatura acelera a taxa de difusão, mas em sistemas biológicos apenas a diferença de concentração que faz a difusão ocorrer, pois dentro da célula a temperatura é sempre a mesma. A velocidade da difusão aumenta conforme aumenta o gradiente de concentração.
A resistência friccional é um dosprincípios fundamentais da difusão e podemos calcular utilizando a seguinte fórmula:
δ = 1/f
δ = taxa de difusão
f = resistência friccional
Quanto menor a resistência friccional, mais rapidamente ocorrerá a difusão. Por isso a difusão de gases é tão rápida. A água no estado líquido se difunde bem mais devagar que o vapor de água. Mas quando consideramos a difusão em uma célula vegetal precisamos...
tracking img