Propriedades acidobásicas e propriedades oxidantes e redutoras do sódio, magnésio e alumino - parte experimental

552 palavras 3 páginas
Experimental A seção experimental deste artigo se subdivide em duas partes, a primeira, com o intuito de demonstrar as propriedades redutoras de três metais (Na, Mg e Al) em três procedimentos, e a segunda, com o objetivo de evidenciar o caráter oxidante de dois halogênios através da obtenção dos elementos Bromo (Br) e Iodo (I) através de dois procedimentos. As duas partes da experiência serão explanadas a seguir.

Para a demonstração das propriedades redutoras dos metais, precisou-se de três procedimentos para a mesma ser completada, os quais serão listados detalhadamente a seguir:

1. Demonstração das propriedades redutoras dos metais com o uso do elemento Sódio (Na).
1.1. Em uma cápsula de porcelana, inseriu-se 10 mL de água destilada (H2O) e adicionou-se 3 gotas de fenolftaleína (C20H14O4) e observou-se a coloração da fenolftaleína na água.
1.2. Cuidadosamente retirou-se com uma pinça uma pequena fração de Sódio metálico (Na) do recipiente com querosene e colocou-o sobre um papel de frito.
1.3. Com uma espátula, cortou-se um pequeno fragmento de Sódio metálico (Na).
1.4. Colocou-se o pequeno fragmento obtido no instrução anterior na cápsula com água destilada e fenolftaleína e após isso, observou-se a coloração da solução obtida.

2. Demonstração das propriedades redutoras dos metais com o uso do elemento Magnésio (Mg).
2.1. Colocou-se 2 mL de água destilada e 3 gotas de fenolftaleína em um tubo de ensaio.
2.2. Colocou-se um pedaço de fita de Magnésio (Mg) lixada no tubo de ensaio da instrução anterior e observou-se a reação obtida após 5 minutos.

3. Demonstração das propriedades redutoras dos metais com o uso do elemento Alumínio (Al).
3.1. Colocou-se em um tubo de ensaio 2 mL de água destilada e adicionou-se em seguida 3 gotas de fenolftaleína e posteriormente observou-se a coloração da fenolftaleína na água.
3.2. Colocou-se um pedaço de alumínio no tubo de ensaio da instrução anterior e observou-se a reação obtida após 5 minutos.

Para

Relacionados