Propriedade policarbonato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Propriedades do policarbonato (acrílico).

História

O primeiro ácido acrílico foi criado em 1843. O ácido metacrílico é derivado do ácido acrílico e foi formulado em 1865. A reação entre o ácido metacrílico e o álcool metílico, resulta no éster metacrilato de metila. Os químicos alemães Fittig e Paul descobriram em 1877  o processo de polimerização que transforma o metacrilato de metila empolimetacrilato de metilo. Em 1933 o químico alemão Otto Röhm patenteia e registra a marca Plexiglas ®. Em 1936 começa a primeira produção comercialmente viável de vidro de segurança acrílico. Durante a II Guerra Mundial o vidro acrílico foi usado nos periscópios para submarinos, em entradas dos cockpits nos aviões, pára-brisas e nas torres das armas nos aviões.http://www.mundodoacrilico.com.br/caracteristicas.htm

Síntese

O PMMA é comumente produzido por polimerização em emulsão, solução de polimerização e polimerização em massa. Geralmente é utilizada a iniciação via radical (incluindo métodos de polimerização viva), mas também pode ser realizada por polimerização aniônica do PMMA.
http://www.mundodoacrilico.com.br/caracteristicas.htm
PMMA - ESTRUTURA QUÍMICA
O PMMA (Poli MetilMetAcrilato ), conhecido como acrílico, é um plástico de engenharia, cujas principais características são suas inigualáveis propriedades ópticas, transparência, e resistência às intempéries, que aliado à sua excepcional dureza e brilho, fazem desta resina insubstituível em aplicações onde a escolha da matéria prima correta determinará o sucesso do produto final. Uma das utilizações do PMMA é comomaterial substituto ao vidro e outros plásticos transparentes.
http://www.dsebrasil.com.br/acrilico_dse.htm
Propriedades
Transmissão da luz: varia entre 82% para 12mm e 90% para 1mm de espessura do material. O produto característico de 5 ou 6mm possui uma transmissão de 85%. Essas cifras são reduzidas a 50% para a folha de cor bronze. O policarbonato transmite bem inalteradamente entre 385nm e2,000nm, com uma queda característica a cerca de 1,600nm. É efetivamente opaco à irradiação abaixo de 385nm, e, portanto, não transmite a luz ultravioleta.
Índice refrativo: o índice refrativo do policarbonato transparente é 1.586, mais alto do que o do vidro de carbonato de sódio e cal, de 1,52, e mesmo do que o alto índice dos vidros de chumbo.
Temperatura máxima de trabalho: A temperaturamais alta em que o policarbonato mantém suas propriedades é por volta de 135ºC, mas é mais prudente considerar 120°C como a temperatura máxima de uso.
Calor específico: o calor específico do policarbonato varia entre 1,195 e 1,26KJ/Kg°C, comparado à cifra de 0,85 - 1,00 KJ/Kg°C do vidro.

Condutividade térmica - é de 0,19 - 0,21 W/m2°C, ou mais ou menos um quinto da do vidro. Para folhas simples,a importância das resistividades de superfície resulta na transmitância térmica relatada, o valor U, sendo somente 10 a 20% melhor que o vidro, entre 4,35 e 5,49W/m2°C para espessuras normais. Porém, um material duplo, de 6mm de espessura, tem um valor U de 3,5W/m2°C; um material triplo, de 32mm de espessura, um valor de 1,9W/m2°C; e um produto de cinco paredes, de 20mm de espessura, um valor de1,85W/m2°C.
Coeficiente de expansão: está por volta de 66 – 67x10-6/°C, ou cerca de 20% mais do que o vidro, e conseqüentemente se obtêm transparências maiores para vidraças. Em dias de verão, as folhas podem atingir facilmente 50°C, encerrando expansão de 3mm por 1,5m de comprimento, presumindo uma temperatura original de instalação de 20ºC.
Resistência: O policarbonato é um material paravidraças geralmente forte, com um ponto de rendimento a 62,5 N/mm2 (da mesma ordem daquele do vidro), e uma força compressiva de 85N/mm2. Também tem elevada resistência ao impacto como de um "dardo lançado", por exemplo. Sua resistência ao impacto Charpy em "V" está além de 40KJ/m2, cerca de três vezes a do acrílico. Sua rigidez é uma das melhores razões para o seu emprego.
Dureza: o policarbonato...
tracking img