Propriedade destrutiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Diante do artigo Propriedade Destrutiva, você diria que o autor é um pensador liberal, marxista ou social-democrata?
No artigo Propriedade Destrutiva, o juiz de direito Lédio Rosa de Andrade,enquanto pensador, contextualiza a situação onde um mega empresário norte-americano acaba de fechar o maior negócio no segmento imobiliário dos Estados Unidos, onde as cifras representam nada mais nadamenos do que o PIB de uma nação como a Nicarágua, por exemplo. O pensador, com sua visão social-democrata, aponta o liberalismo como o grande responsável pela miséria, fome e violência existentes emnossa sociedade e como o grande vilão dos males sociais. Na liberdade negativa, onde os direitos individuais do cidadão prevalecem sobre os interesses coletivos, é onde o pensador busca os fundamentospara sua crítica. Segundo ele, a propriedade é uma mera invenção humana, e que o acúmulo dela por uma pessoa, representa privação para tantas outras. Como solução, sugere que exista a liberdadeindividual como existe nos dias atuais, mas que por outro lado deveria existir um estado mais participativo a fim de restringir o enriquecimento exacerbado de poucos, a fim de controlar e distribuir melhor apropriedade, aumentando assim a qualidade de vida da sociedade contemporânea.

2) Joelmir Beting é um dos mais respeitados economistas do Brasil. Por seu artigo, em qual ideologia política ele seenquadra?
No artigo O Governo Ótimo, o economista e jornalista Joelmir Beting critica, de forma objetiva e sem curvas, a existência de uma fórmula mágica ou de uma receita de bolo para se obtersucesso econômico em uma determinada sociedade. O economista levanta dados estatísticos, onde uma economia está fadada ao insucesso uma vez que possua uma carga tributária que exceda o limite de 15% de seuPIB, o que por conseqüência traria dano a todos os cidadãos. Beting ainda relembra, de forma contrastante, das teorias liberais de Adam Smith e conservadoras e estatais de John Maynard Keynes. Smith...
tracking img