Propriedade coligativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROPRIEDADES COLIGATIVAS

Palmeira dos Índios
2012
Jordão Lima Tenório

PROPRIEDADES COLIGATIVASPalmeira dos Índios
2012
Propriedades Coligativas:
Quando observamos o comportamento de uma solução emrelação ao seu solvente, percebemos que há diferenças em várias propriedades, como a capacidade de evaporação, ponto de ebulição, temperatura de congelamento e processo osmótico.
Isso ocorre devidoà alteração na capacidade de as moléculas do solvente ligarem entre si, devido à presença de soluto dissolvido. Essas alterações denominam-se propriedades coligativas das soluções.
Pressão Máxima deVapor:
Nos líquidos, as moléculas se mantêm unidas devido às forças de coesão intermoleculares, à custa de ligações de hidrogênio, forças dipolo permanente e atração de Van der Waals. Assim, apósessas moléculas evaporarem, exercerão uma pressão no ambiente ou no recipiente. Essa pressão de vapor é denominada de pressão máxima de vapor.
Exemplo:

Ebulioscopia e Crioscopia:
Ebulioscopia é apropriedade coligativa correspondente à elevação do ponto de ebulição de um líquido, provocada pela presença de um líquido não-volátil.
A crioscopia é a propriedade coligativa que indica o abaixamentodo ponto de congelação de um líquido, provocado pela presença de um soluto não-volátil.

Exemplo:

O ponto de ebulição de uma solução de café é maior do que a água pura.
Em lugares onde nevasempre, geralmente se usam sais como o NaCl (Cloreto de sódio) e CaCl2 (Cloreto de cálcio) sobre o gelo das ruas e calçadas. Faz-se isso para provocar a fusão do gelo.
Pressão Osmótica:
Quando ocorre...
tracking img