PROPOSTAS DE MELHOR GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NUMA PERSPECTIVA FUTURA EM NATAL/RN

898 palavras 4 páginas
A cidade de Natal possui uma população superior a 800 mil habitantes e constitui uma Região Metropolitana junto com outros 12 municípios. O que se observa é uma dinâmica envolvendo o chamado “boom” imobiliário que ocorre há alguns anos em Natal. A cidade está em uma onda crescente de verticalização de seu território com altos investimentos de grandes construtoras nacionais. Na Região Metropolitana estão concentrados os serviços públicos e privados, a indústria e grande parte da atividade turística do estado. Natal é um dos destinos turísticos mais importantes do Nordeste brasileiro, tendo isso influência direta no crescimento populacional que ocorre, sendo a cidade bastante divulgada e, portanto, um destino de imigrantes.
Enquanto os estados do Nordeste enfrentam a chamada expulsão demográfica, com pessoas saindo dos estados para outros, os investimentos públicos e privados têm atraído imigrantes de várias partes do Brasil para o Rio Grande do Norte, em especial para Natal e arredores. Segundo o IBGE, entre 2008 e 2012 a cidade de Parnamirim recebeu um incremento populacional de aproximadamente 35 mil moradores. Macaíba também tem recebido um contingente considerável de pessoas vindas de outras partes do Brasil em busca de trabalho e também em busca de uma vida mais tranquila, visto que Natal e região metropolitana ainda preservam características de cidades não tão grandes como Recife e Fortaleza, por exemplo.
A Região Metropolitana de Natal apresentou um crescimento demográfico entre 2000 e 2010 de 1,85% ao ano. O que se observa é uma concentração de população e também de renda na capital Natal, possuindo sozinha cerca de oitocentos mil habitantes, ou seja, mais da metade da população total da região metropolitana. Podemos observar na tabela a seguir a taxa de crescimento dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Natal. O que chama atenção é o ainda relativamente alto poder de crescimento da população do município de Natal, porém, um pouco abaixo

Relacionados

  • Cole o Sinopses v
    193539 palavras | 775 páginas
  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas
  • Introdu o Pesquisa Operacional Hil hellip
    460554 palavras | 1843 páginas